sábado, 19 de outubro de 2019

Igui lança Universidade em Cedral para atender 800 franqueados

   

Toninho Pinhatari e Felipe Sisson, sócios da Igui, maior fábrica de piscinas do mundo
Vinte e quatro anos atrás quando Luis Felipe de Souza Sisson, na época com pouco mais de 20 anos, fundou a Igui pensava obviamente em crescer com a empresa. Mas jamais imaginava -- e ele mesmo confessa – a Igui, que no idioma Tupi-Guarani significa água, seria hoje a maior fabricante do mundo de piscinas em poliester reforçado com fibra de vidro (PRFV), com 40 fábricas e mais 800 franquias presentes em 52 países nos cinco continentes do planeta.

Ao receber o prêmio de “As Melhores Franquias do Brasil”, em 2009 e 2010, organizado pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, da Editora Globo, e em 2016, como vencedora da melhor categoria de franchising pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), Felipe Sisson, declarou que a “grande chave” para o sucesso chama-se gente. “Investimos nas pessoas porque sem elas não existiria a Igui e sem a Igui não existiria as piscinas”.

A empresa foi fundada em 1995, em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Cinco anos depois chegava em Cedral, na região de São José do Rio Preto. O empresário Antonio Pinhatari, o popular Toninho, que durante quase 10 anos tocou a empresa Água Azul, que era sinônimo de piscina na região, se associou ao empresário Felipe Sisson. “Antes a gente comprava piscina lá no Rio Grande do Sul para vender aqui na nossa região e devido a distância resolvemos montar em Cedral a primeira fábrica de piscinas fora do polo gaúcho”, lembra Toninho.

Os negócios foram se expandindo. Novos sócios e parceiros se juntaram à Igui. Além de piscinas o grupo passou a produzir equipamentos para filtragem, acessórios para área de lazer e produtos químicos para manutenção da água da piscina. Só em Cedral hoje são três fábricas distintas e também fica o escritório central de todas as unidades. E acaba se ser inaugurada a Universidade Igui, disponível por meio da plataforma de Educação à Distância (EAD) e apta para formar cerca de 5 mil pessoas por ano.

Em 2005 a Igui iniciou sua expansão para a América Latina, abrindo sua primeira loja e fábrica em Alvear, na Argentina. Em pouco tempo o investimento bem-sucedido na Argentina, tornou a empresa líder no mercado de piscinas daquele país. Hoje são mais de 5.000 pessoas ao redor do mundo, em mais de 50 países, dando o melhor de si para produzir e viabilizar sonhos.

Universidade Igui

A Universidade Igui, inaugurada no último dia 16, beneficiará todo o público da franqueadora, formada atualmente por 5 mil pessoas, entre franqueados e suas equipes, colaboradores da franqueadora, distribuídos em mais de 800 unidades no Brasil e exterior. Todos terão acesso gratuito a todo conhecimento relacionado não só ao universo Igui como também da Tratabem – franquia especializada no tratamento, assistência técnica, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos e modelos de piscinas --, como também a temas diversos e importantes para aperfeiçoamento pessoal e profissional, como gestão de pessoas, mercado financeiro, comportamento, entre outros.

Em formato de videoaulas, todos os cursos da Universidade Igui são livres e seguem as diretrizes da EAD. A plataforma pode ser acessada onde e quando o usuário quiser, seja pelo computador, tablet ou pelo celular, nos sistemas Android e IOS.

Inicialmente serão oferecidos 20 cursos, cada um com cinco módulos por disciplina, tais como: Química, Elétrica, Hidráulica, Redes Sociais, Financeiro e Gestão de Pessoas. Haverá conteúdos que envolvem tudo relacionado a excelência no atendimento, como trabalhar com as mídias sociais, como controlar as finanças, produtividade, como fazer um plano de negócio, entre outros. A plataforma, ainda em fase de testes, terá também pequenos vídeos com dicas práticas e esclarecendo dúvidas do dia a dia das operações de franquia.

A Universidade Igui ampliará a abrangência dos treinamentos presenciais oferecido pela franqueadora – que continuam sendo obrigatórios para franqueado que ingressa na rede – beneficiando todos os colaboradores. Todos que concluírem os cursos receberão certificados.

Top of Mind

Com mais de 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos, a Igui disputa os maiores e mais desenvolvidos mercados mundiais como os da Europa e da América do Norte.

A rede é Top Of Mind do seguimento segundo o Data Folha, com mais de 1 milhão de acessos na internet e detém 89% das buscas de piscinas, segundo o Google Brasil. Top Of Mind é um termo em inglês utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na mente das pessoas.

Em muitas regiões, a Igui é a única marca de piscinas conhecida. Tudo isso provado pela simples pergunta: “Qual marca de piscina você conhece?”.

Simplicidade

Mesmo obtendo sucesso e riqueza, os donos e principais líderes da Igui não mudam a personalidade, que continua simples. Estão sempre acessíveis, não se fazem de rogados. São fortes, mas não arrogantes. Sinceros, mas não ofensivos. Corajosos, mas não inconsequentes. Cativam a todos de forma simples e pura: com o sorriso de alma e coração.

E inúmeros funcionários e colaboradores do grupo atestam isso. “Quem conheceu, por exemplo, o Toninho Pinhatari (hoje diretor comercial do grupo) uns 20 anos atrás vendendo piscina lá no final da avenida Bady Bassitt em Rio Preto constata que ele continua com a mesma simpatia e simplicidade de sempre”, afirma Hedio Wilson da Silva, supervisor comercial das indústrias paulistas da Igui. “”Não mudam a personalidade, que continua simples. Não têm frescuras. São simpáticos com todos, sem distinção de classe social”.

Felipe Sisson afirma que se sente feliz por gerar empregos para mais de 5.000 pessoas. E compara o crescimento da empresa a uma nascente de água que brota da terra em pequenos veios e sulcos e se avoluma, formando rios que correm para o mar. “Assim como a água, a Igui surgiu e cresceu”.
Unidade de produção de produtos para tratamento de piscinas em Cedral
Fachada do escritório central da Igui, em Cedral
Fábrica da Igui em Navarro, na Argentina
Fábrica da Igui, em Cuiabá, no Estado de Mato Grosso
Unidade fabril da Igui no México
Unidade em Parati, no Estado do Rio de Janeiro
Sisson coloca adesivo com o nome da Uniigui na porta de entrada da Universidade
Sisson logo após afixar adesivo com a marca Igui na porta da nova universidade
Unidade de produção de piscinas em Cedral

Felipe Sisson, fundador e presidente do grupo Igui, presente hoje em 52 países
Presidente da Igui fez questão de que todos brindassem juntos o nascimento da nova universidade




Fábrica em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), onde tudo começou

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››