01 setembro 2021

Instituto dos Cegos comemora 73 anos com café da manhã

 

Em primeiro plano o gerente Romiro Silva, durante evento que comemorou 73 anos de fundação do Instituto dos Cegos Trabalhadores

Os 73 anos de existência do Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores foi comemorado nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, com um café da manhã restrito à diretoria e aos funcionários. O gerente administrativo da instituição, Romiro Pedro da Silva, disse em razão das restrições da pandemia do coronavírus as festividades para marcar a data tiveram que ser bem simples, para não haver aglomeração de pessoas.

Um vídeo, produzido pelos funcionários e pessoas atendidas no local foi apresentado aos presentes. O vídeo mostrou depoimentos emocionantes de pessoas e famílias que são atendidas há mais duas décadas pela organização.  O presidente do instituto, o advogado Claudionor Ziroldo, informou que mesmo durante a pandemia o instituto não parou. "Quando foram suspensas temporariamente as atividades educacionais, as de saúde e assistência social não pararam", acrescenta Ziroldo. “Durante a pandemia entregamos mais de 2.500 cestas básicas para as famílias necessitadas de nossos alunos”.

Fundado em 1948, inicialmente como uma espécie de internato para pessoas deficientes visuais, o instituto teve, logo no início, a participação do Lions Clube Internacional em sua administração. No final dos 80 as lojas maçônicas passaram a administrar a entidade e, a partir de 1994, a instituição deixou de ser internato para se transformar em Centro de Reabilitação Visual, atendendo mais de 270 pessoas de 103 municípios da região.

“Hoje completamos mais um ano de atuação e sabemos o quanto importante é esse trabalho, feito por mãos que abraçam a causa dos deficientes visuais com todo o amor e reponsabilidade”, afirma Romiro. “Com a missão principal de transformar vidas, nossas ações só são possíveis pelo empenho de toda a equipe, profissionais e voluntários que acreditam no poder de cada um de enxergar com o coração”.

Atualmente o instituto conta com 24 profissionais contratados e atendem a 260 deficientes visuais, de zero a noventa anos. A entidade oferece apoio social, psicológico, terapêutico e pedagógico aos deficientes e às famílias. O instituto oferece cursos e oficinas com artesanato, música, panificação, bolos artesanais, informática adaptada, alfabetização em Braile, oficinas esportivas, orientação de mobilidade e outras atividades que possibilita que os cegos se tornem independentes e habilitados para inclusão social na sociedade.

Num raio de 200 quilômetros o IRCT é a única instituição voltada para atendimento aos deficientes visuais, auxiliando inclusive com atendimentos e consultas médicas e, sendo possível, a realização de transplante de córneas e cirurgias oculares.

Bíblia para cegos

Deficientes visuais agora também podem ler a Bíblia completa em Braile


Durante o evento de comemorações do 73 anos de fundação do Instituto dos Cegos, o jornalista Nelson Gonçalves, da Folha do Povo e representante do Lions Clube de São José do Rio Preto, anunciou que esteve visitando, na semana passada, a Gráfica da Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil (SSB) e que lá conseguiu, junto ao presidente daquele instituição, reverendo Assir Pereira, e seu diretor executivo, Erni Walter Seibert, a promessa para a doação de uma Bíblia em Braile. A coleção completa de uma Bíblia em Braile é composta por 38 volumes, que empilhados um em cima do outro, alcança dois metros de altura.

A Gráfica da SBB, localizada em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, é a maior produtora de Bíblia do hemisfério Sul. A cada três segundos sai uma Bíblia produzida pela gráfica. A reportagem da Folha do Povo esteve lá para mostrar ao Brasil e ao mundo a grandeza desse magnifico trabalho em pról da Palavra de Deus. Leia matéria completa acessando este link: a maior gráfica da Bíblia do hemisfério Sul.

Bíblia em Braile produzida pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)

Os 73 anos de história do Instituto dos Cegos foi comemorado com café da manhã na sede da instituição

Diretores se juntam aos funcionários para comemorar os 73 anos do IRCT

Um farto café da manhã, com ingredientes preparado na padaria do próprio instituto, marcou o aniversário de 73 anos da instituição



Funcionários e a diretoria se reúnem para comemorar os 73 anos do IRCT

Um dos alunos do instituto mostra que, apesar da deficiência visual, canta e toca, com excelente desempenho, instrumentos musicais

Presidente do IRTC, Claudionor Ziroldo, Walter e Romiro Silva

Sede do Instituto dos Cegos fica próxima do Riopreto Shopping Center

Toda diretoria e funcionários, todos com máscaras e a maioria já vacinados com as duas doses da vacina contra o coronavírus 

Baner usado para marcar os 73 anos do IRCT

Exemplar da Bíblia em Braile, medindo quase 2 m
de altura, exposto no hall de entrada da SBB

Fachada da entrada principal do Centro de Reabilitação Visual do Instituto dos Cegos em São José do Rio Preto. A instituição é referência nacional









0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››