10 agosto 2021

Projeto Óleo do Bem é lançado oficialmente em Rio Preto

 


Iniciativa busca conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha, minimizando impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental efetiva


Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Buscando conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha, minimizando impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental efetiva, o TEM+, plataforma de negócios e soluções para empresas, em parceria com Instituto Triângulo e o Cerol Óleo Vegetal lançam oficialmente o projeto Óleo do Bem na cidade de São José do Rio Preto (SP).

A ação atua em duas frentes, promover a educação ambiental e  disponibilizar uma ampla rede de pontos de coleta para o recolhimento do óleo usado. O Óleo do Bem começa na próxima segunda-feira (9) e já conta com 61 pontos de coleta espalhados pela cidade (veja os locais aqui). A doação é feita de forma simples: basta recolher o óleo de cozinha em garrafa pet e levar a um dos pontos de coleta. Além de ajudar na preservação do meio ambiente, cada pessoa que doar dois litros de óleo, ganha duas barras de sabão ecológico.

O Óleo do Bem conta com o patrocínio da empresa Óleo Villa Velha, marca com mais de 40 anos de existência e inspirada em um patrimônio histórico brasileiro, o Parque Vila Velha, localizado em Ponta Grossa (PR). “Como líder na comercialização e no processamento de produtos agrícolas, com uma rede global de instalações de processamento, ativos logísticos e operações agrícolas limitadas, temos a tarefa de originar e distribuir produtos de maneira confiável e responsável, ajudando a reduzir o impacto ambiental do nosso setor”, destaca André Mincov Tenório,  EHS Specialist da Óleo Villa Velha.

A Prefeitura de São José do Rio Preto, a Associação Comercial de São José do Rio Preto (ACIRP), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e a TV TEM apoiam o projeto. “Muito antes de se tornar signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), a TV TEM colabora e é atuante para o desenvolvimento sustentável do nosso interior. Esse fio condutor passa pelo desenvolvimento e operação de projetos sócio ambientais próprios e em parcerias. Produção de conteúdo, investimento em estrutura, operação e ações ambientais internas para seus colaboradores estão em nossa essência”, explica Luiz Ricardo Queiroz, diretor Regional da TV TEM.

De acordo com Vinícius Garrido, CEO do TEM+, a sustentabilidade está no DNA da organização.  “No mundo de hoje não existe mais espaço para empresas que não assumam um compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Além do nosso dever com as empresas, oferecendo todo o nosso suporte, a nossa maior responsabilidade é com o planeta”, destaca.

Todo óleo doado será transformado em sabão e em outros produtos, evitando o descarte incorreto e a eventual poluição dos solos, dos rios e demais fontes de água da cidade. No site oficial do projeto (https://www.oleodobem.com/), o público poderá acompanhar notícias sobre sustentabilidade, materiais educativos e um desenho animado, também disponível no YouTube, exclusivo para apoiar o trabalho de diálogo com as crianças.

Cada pessoa que doar dois litros de óleo, ganha duas barras de sabão ecológico.



Serviço:

Projeto Óleo do Bem

Início da coleta: Segunda-feira (09)

Mais informações sobre o projeto e locais de coleta: https://www.oleodobem.com/

  

Sobre o TEM+:

O TEM+ é um conglomerado de negócios e soluções para atender as mais diversas necessidades de empresas ao oferecer as mais diversas ferramentas e serviços. A plataforma é formada por cinco órbitas, mídia, negócios, experiência, inovação e sustentabilidade, que atuam como frente de negócios. A TV TEM faz parte da órbita de Mídia. 

 

Sobre o Instituto Triângulo:

Desde sua criação em 2002, o Instituto Triângulo, uma organização não governamental com a missão de incorporar atitudes sustentáveis no dia a dia da comunidade, se preocupa com o descarte incorreto do óleo de cozinha no meio ambiente e, nestes quase 20 anos de existência, tem promovido campanhas para mudar esta realidade. Hoje, a ONG possui a maior rede de mobilização ecológica urbana do Brasil em prol da reciclagem do óleo de cozinha.

 

Sobre a CEROL Óleo Vegetal:

A Cerol Óleo Vegetal é uma grande empresa do ramo de óleos e gorduras e será responsável pela logística do projeto Óleo do Bem, assim como a reciclagem do óleo excedente da produção de sabão, garantindo a correta destinação dele e também de todas as garrafas pets arrecadas.

 

 

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››