18 agosto 2021

Dom Moacir afirma que fará revezamento entre dioceses de Ribeirão e Rio Preto

 

 

Dom Moacir Silva concede sua primeira entrevista, após ser nomeado para dirigir a Diocese de São José do Rio Preto

O arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, 67 anos, nomeado como administrador apostólico para a Diocese de São José do Rio Preto concedeu ontem a sua primeira entrevista no Palácio Episcopal à uma equipe da Rede Vida de Televisão, emissora ligada à Igreja Católica. Dom Moacir assumiu a função, após a renúncia de dom Tomé Ferreira da Silva como bispo da diocese.

Usando máscara personalizada como seu brasão episcopal, Dom Moacir disse que fará  revezamento entre as duas dioceses, a de Ribeirão Preto e a de São José do Rio Preto. “Ficarei uma semana aqui, atendendo com todas as ações, audiências, atendimento e celebrações, e uma semana em Ribeirão Preto”.

Ele disse que ficará no cargo até ser nomeado o próximo bispo pelo Papa Francisco. Informou que o clero começará, a partir de agora, avaliar a escolha dos nomes de três padres para serem apresentados ao Papa. Esses padres são preferencialmente da própria diocese.

Missa para se apresentar à comunidade

No próximo domingo, às 10 horas, Dom Moacir celebrará missa na Catedral de São José do Rio Preto para se apresentar à comunidade. O bispo dom Tomé pediu renuncia ao cargo após viralizar vídeo, pelas redes sociais, com ele se despindo e tocando seus órgãos genitais.

Dom Moacir é natural de São José dos Campos e antes de ingressar no seminário para seguir carreira sacerdotal trabalhou na General Motors do Brasil. Ele cursou o ensino fundamental numa escola do bairro Bom Retiro em São Paulo, considerado como a “boca do lixo” com mais de 1.000 prostitutas fazendo ponto em vias públicas e o ensino secundário em Taubaté.

Arcebispo trabalho quando jovem na GM

Em 1976, com 22 anos de idade ingressou no Seminário de Aparecida. Foi ordenado padre dez anos depois e passou por seis igrejas em sua terra natal. Cursou Direito e possui pós-graduação em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Em 2004 foi sagrado bispo e em 2013 como arcebispo de Ribeirão Preto.

A nomeação do arcebispo para administrar temporariamente a Diocese de São José do Rio Preto foi publicada pela Nunciatura Apostólica em documento assinado pelo secretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portela Amado, que é bispo auxiliar do Rio de Janeiro. De acordo com o documento, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentada por dom Tomé Ferreira da Silva e nomeou, ao mesmo tempo, dom Moacir Silva para assumir o cargo até que novo bispo seja nomeado.

Dom Moacir, durante celebração em igreja de Ribeirão Preto

Dom Moacir Silva esteve nesta quarta-feira no Palácio Episcopal de Rio Preto


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››