08 junho 2021

HB e Acirp lançam campanha com apoio de entidades para combater a Covid

Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, discursa ao lado do diretor da Funfarme, Dr. Jorge Fares
(foto: Assessoria de Imprensa da Funfarme)

 Uma única voz. A Funfarme / Hospital de Base de Rio Preto (HB) e a Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), por meio de seu Núcleo de Profissionais de Saúde, uniram forças a outras várias entidades representativas da sociedade para lançar a campanha “Você protegido, comércio garantido". A campanha tem como objetivo enfatizar, mais uma vez, à população a importância da prática das normas exigidas pelos órgãos de saúde no combate ao coronavírus, a fim de conter a pandemia em toda a cidade e, também, na região. 

A ação foi lançada nesta terça-feira (8) em evento, no Centro de Convenções da Funfarme/Famerp, que contou com a presença do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Carlão Pignatari (PSSB), o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), além de outros prefeitos e autoridades públicas da região e lideranças da saúde e economia. 

Com um discurso duro, incisivo, Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina), deu o tom de gravidade que justifica a campanha. “Nossa região contabiliza 24 mortes por 100 mil habitantes, bem acima da média do Estado, de 15 óbitos por 100 mil moradores. Temos muitos leitos, mas do que adianta se eles não são suficientes porque boa parte da população age como se a pandemia já fosse passado. Precisamos nos unir! Não é hora de confrontos ideológicos!”, declarou o diretor da Funfarme.

Assim seguiram os discursos das autoridades e diretores da Funfarme/Famerp/HB e da Acirp, baseados em duas premissas: a união e a participação de todos os agentes da sociedade para conscientizar e mobilizar a população contra a pandemia – objetivo da campanha - e a repressão às festas e eventos que promovem aglomeração.

Ao lado do Hospital de Base e da Acirp, aderiram à campanha APAS (Associação Paulista dos Supermercados), APETI, Assescrip, CIESP, Praça Shopping, Rio Preto Shopping, Rotary Clube São José do Rio Preto Palácio das Águas, Sincomércio, Sindifort – SJRP, Sindipan, Sinduscon, Sinhores e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto (regional da Associação Paulista de Medicina). 

“A campanha possui um cronograma de ações que englobam divulgação, orientação, palestras, suporte e, principalmente, a cultura da autorresponsabilidade na vitória contra a pandemia. Para o projeto ganhar mais força e expressividade, o Hospital de Base criou uma logomarca em prol da campanha que será colocada em outdoors, mídias sociais, sites, e outros canais de informação”, comenta a diretora do Núcleo, Cecília Negrini. 

Um dos maiores complexos de saúde do Brasil, o Hospital de Base/Funfarme participa de várias formas na campanha, como com a disponibilização de 50.000 máscaras que recebeu de empresas e estabelecimentos comerciais da região. Estas máscaras serão destinadas às organizações empresariais e do comércio para que estas doem a seus colaboradores.

Também serão aplicados 5.000 adesivos e pôsteres em estabelecimento comerciais; além de abordagem ativa em pontos estratégicos pela equipe da campanha – com atividades juntos aos empresários e, também, nos semáforos da cidade. 

Vídeos serão produzidos com os profissionais de saúde do Hospital de Base/Funfarme dando orientações sobre as medidas de proteção contra o coronavírus como a importância do uso da máscara e do álcool em gel e evitar aglomerações. Os vídeos serão divulgados em diversos locais para sensibilizar toda a sociedade. Serão exibidos nas aulas on-line dos colégios e faculdades para atingir crianças, jovens e adolescentes.

A Acirp e o HB dedicarão atenção especial aos trabalhadores do comércio e demais setores da economia. Também serão divulgados vídeos com orientações específicas para funcionários das empresas e comércios em geral, a autoridades locais e entidades parceiras direcionado aos associados.

Em paralelo, representantes dos órgãos de entidades de classe parceiras se comprometeram a orientar os associados para o cumprimento das normas, inclusive promovendo reuniões com empresários, principalmente aqueles do setor de bares e restaurantes, um dos mais afetados desde o início da pandemia, para que todos os protocolos sejam realizados à risca nos locais de trabalho, garantindo segurança para todos. 

O diretor geral da Famerp, Prof. Dr. Francisco de Assis Cury, abriu o evento ressaltando a importância da campanha diante do esgotamento do sistema de saúde. “A ocupação de leitos de UTI no HB gira em torno de 95%, e não reduz há muito tempo.”

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina, ressalta que a campanha terá o empenho máximo do complexo hospitalar e de seus colaboradores. “Sabemos da responsabilidade que nossa instituição tem para combater esta pandemia e mobilizar a população em torno desta causa. É o que a comunidade de Rio Preto e da região sempre espera de nós, o que temos nos esforçados ao máximo para corresponder”, declarou o diretor.

"A covid é uma doença coletiva"

O presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, ressalta que campanha tem o apoio de várias entidades do setor produtivo (foto: AI da Funfarme)

O presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, explica que esta é uma iniciativa de extrema relevância para toda a população em relação também à autorresponsabilidade. “Saúde e economia se alinham nesta ação importante que objetiva a retomada segura da economia em todo o município de Rio Preto e na região. As pessoas precisam entender que a Covid19 é uma doença do coletivo, ou seja, se você não se cuidar também pode colocar o seu próximo em risco. É preciso que todos se conscientizem quanto ao uso correto da máscara, álcool em gel e distanciamento social. Se toda a sociedade tiver consciência e cumprir corretamente todas as normas exigidas pelos órgãos de saúde, todos nós ficaremos protegidos e o comércio continuará aberto, exercendo suas atividades, gerando emprego e renda. A consciência de cada um e os cuidados sanitários é que vão alavancar a retomada”.  

A diretora do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, destacou a importância da adesão da população à campanha
(Foto: Assessoria de Imprensa da Funfarme)

Diante da ameaça da terceira onda da pandemia, a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, afirma ser fundamental a parceria com a Acirp para deter o avanço da covid-19. “Vamos participar com o que temos de melhor, ou seja, informação e orientação segura, de qualidade e com responsabilidade. Além disso, contribuiremos com a mobilização de nossos mais de 8 mil funcionários, uma poderosa força multiplicadora que vai participar e divulgar a campanha”, declara Dr. Amália. 

Como o segundo maior complexo hospitalar do Brasil, formado pelo Hospital de Base de Rio Preto, juntamente com o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), a Funfarme também é um dos principais centros de atendimento e tratamento da covid-19 no Estado de São Paulo. Nestes 15 meses de pandemia, o HB e o HCM já atenderam quase 5.700 pessoas já foram internadas na instituição. O Hospital de Base possui a segunda maior UTI de Covid do Brasil, com 183 leitos.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››