23 maio 2021

24 de maio: Dia Nacional do Café

Dia 24 de maio: Dia Nacional do Café


Vinte e quatro de maio homenageia no Brasil uma das bebidas mais apreciadas no dia-a-dia: o café. O café é tão importante que tem três datas para ser comemorado. São elas: 14 de abril - Dia Mundial do Café; 24 de maio – Dia Nacional do Café; e 1º de outubro – Dia Internacional do Café.

 Embora pareça tudo a mesma coisa, mas não é. Cada data tem um significado para comemorar o café, bebida que possui um aroma irresistível logo após ser preparado, de preferência num coador de pano.

O dia 24 de maio foi oficializado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005, simbolizando a data da abertura da colheita na maior parte das regiões produtoras do país. Portanto trata-se de uma data comemorativa apenas no Brasil.

Já as outras duas são comemoradas em diversos países. O dia 1º de outubro foi escolhido como o Dia Internacional do Café pela Organização Internacional do Café (OIC) em 2015.

No Brasil, o Dia do Café relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira. De acordo com dados da ABIC, aproximadamente nove em cada 10 brasileiros consomem café. Seja ele carioca, cappuchino, expresso ou americano.



No Brasil, o café está presente em 98,5% dos lares, com um consumo de 84 litros por habitante/ano. Só em 2016 foram industrializados 21,2 milhões de sacas de 60 kg. São números que confirmam ser o Brasil, o segundo maior mercado consumidor mundial, atrás dos Estados Unidos, além de ser o maior produtor e exportador de café.

 Leia  mais matéria sobre o café, sua história e ascensão acessando os links abaixo: 

https://www.jornalfolhadopovo.com.br/2021/04/14-de-abril-dia-mundial-do-cafe-o-ouro.html

   https://www.jornalfolhadopovo.com.br/2020/04/o-cafe-faz-parte-da-rotina-dos.html

 

 

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››