05 março 2021

Pedro Roberto reúne presidentes das Câmaras para criação de Parlamento Regional

Pedro Roberto, presidente da Câmara de Rio Preto, coordena reunião para formação do Parlamento Regional

 

O presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto Gomes, se reuniu de forma virtual hoje (5) com presidentes e representantes das Câmaras das cidades que farão parte da Região Metropolitana de Rio Preto. Ele apresentou a proposta de criação do Parlamento Regional Metropolitano.

A ideia é reativar o ensaio feito no final dos anos 90 e começo de 2000 quando os vereadores Alcides Zanirato e Sérgio Camargo, ambos falecidos, tentaram formar um Parlamento Regional. Na época uma das reivindicações desse Parlamento foi a construção do Centro Regional de Eventos, na avenida José Munia, a redução do valor nas tarifas de pedágios.

“A proposta é a união dessas cidades. Estamos falando em municípios que juntos reúnem quase 1 milhão de pessoas, com um PIB estimado em R$ 30 bilhões. Esta proposta de montarmos um Parlamento Regional vem justamente para somar e agilizar a região metropolitana a sair do papel”, declarou Pedro Roberto.

Segundo Pedro Roberto, duas ações já foram estabelecidas durante a reunião. Uma diz respeito à moção de apoio, proposta pelo vereador Coronel Jean Charles (MDB) para a criação de uma ala de atendimento à COVID-19, no Hospital João Paulo II em Rio Preto. Foi sugerido que todos os presidentes possam aprovar essa moção em suas Câmaras, havendo adesão de todos. A outra ação seria a realização de uma palestra, em data ainda a ser definida, por algum representante do Tribunal de Contas do Estado para orientar os parlamentares sobre suas ações à frente das Câmaras. 

O presidente da Câmara de Irapuã, Maurício Palhari (MDB) falou sobre a proposta de se criar um Hospital Regional destinado ao atendimento de pacientes da região. “A ideia de formar esse Parlamento Regional é muito boa e nós estaremos juntos”, afirmou o presidente da Câmara de Irapuã. 

O presidente em exercício da Câmara de Mendonça, Rafael Farinazzo (DEM), disse que a união faz a força. “Temos que unir forças para que as nossas reivindicações de interesse regional sejam atendidas”, afirmou Farinazzo, acrescentando que a proposta vem sendo amadurecida e tem tudo para dar certo. “Essa união é ótima para os municípios pequenos e nós só temos que apoiar a formação do Parlamento Regional” 

Como convidados, o vereador Pedro Roberto contou com a participação da advogada Silvia Melo, representante da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), e dos vereadores Jean Charles e João Paulo Rillo (PSOL). “Os parlamentares devem ser valorizados por sermos eleitos e estarmos próximos às pessoas, conhecendo suas demandas”, afirmou Pedro Roberto, durante a reunião.

“A proposta é a união dessas cidades. Estamos falando em municípios que juntos reúnem quase 1 milhão de pessoas, com um PIB estimado em R$ 30 bilhões. Esta proposta de montarmos um Parlamento Regional vem justamente para somar e agilizar a região metropolitana a sair do papel”, declarou Pedro.

Ficou estabelecido novo encontro virtual, marcado para o dia 22 de março, quando será debatido modelo de regimento de funcionamento para o Parlamento Regional, com a criação das diretrizes, frentes de atuação dos presidentes e eixos de trabalho.

Das câmaras municipais da região, participaram da reunião Sônia Beolchi (Presidente da Câmara de Ibirá), Regina Costa (Presidente da Câmara de Mirassolândia), Leonardo Corte (Presidente da Câmara de Bálsamo), Rafael Farinazzo (Presidente da Câmara de Mendonça), Rafael Nizato (Presidente da Câmara de José Bonifácio), Caco Navarrete (Presidente da Câmara de Mirassol), Maurício Palhari (Presidente da Câmara de Irapuã), Alexandre Bertolini (Presidente da Câmara de Tanabi), Luiz Cassiano (Presidente da Câmara de Ipiguá), Toninho Longo (Presidente da Câmara de Guapiaçu), Sandro (representando o Ver. João Costa, Presidente da Câmara de Sales), Vinícius (representando o Ver. Márcio José Baia, Presidente da Câmara de Neves Paulista) e Clésio (representando a Ver. Marilda Alves, Presidente da Câmara de Uchôa).

Maurício Palhari e Rafael Nizato, respectivamente presidentes das Câmaras de Irapuã e de José Bonifácio, participam da reunião online

Leonardo Corte e Rafael Farinazzo, respectivamente predidentes das Câmaras Municipais de Bálsamo e de José Bonifácio, durante reunião online



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››