08 fevereiro 2021

Grupo Pirilumes realiza live com transmissão ao vivo pela TV Câmara

Grupo Pirilames, um dos mais famosos da região, produz live nesta
quinta-feira, que será transmitido , ao vivo pela TV Câmara

 

A tradição da música sertaneja raiz do Grupo Pirilumes vai proporcionar saudosas lembranças por meio da live “Luar do Sertão – Tradição do Interior de São Paulo”. O evento é promovido pelo Grupo Teatral Rio-pretense (GTR) nesta quinta-feira (11), a partir das 18 horas, e será transmitido, ao vivo, pela TV Câmara de Rio Preto (canal 4 da NET e canal 28.2 pelo sinal digital).

A live irá apresentar coletânea de atividades artísticas e culturais com grandes clássicos da música sertaneja raiz, por meio de espetáculo narrado, com poesia e prosa. A narrativa é inspirada em análises de aspectos culturais da moda caipira tradicional com históricas cantadas e contadas.

Entre as tradições caipira está a catira, também conhecida como cateretê, é uma dança popular do folclore brasileiro onde marca-se o ritmo musical com as batidas dos pés e mãos dos dançarinos. A apresentação será feita pela companhia “Os Primos Oliveira”, que promove a difusão dessa dança há mais de 30 anos.

Manoel Neves Filho, narrador e diretor artístico do grupo Pirilumes, explica que a live procura enaltecer a cultura do interior paulista. “Queremos apresentar música caipira de qualidade  como forma de conservar nossas raízes”, afirma Manoel. Faremos um misto de catira e também apresentaremos a música sertaneja raiz em canto, prosa e poesia, como formar de animar e inspirar o nosso público”.

A narrativa com tonalidade teatral insere-se no contexto tão profundamente enraizado no interior paulista, criando modelo rico, múltiplo e criativo. A narrativa e interpretação dos cancioneiros os insere em diversos momentos da história do sertão brasileiro.

Grupo Pirilumes

O grupo Pirilumes conta em seu elenco com músicos de primeira linha, com mais de 20 anos de estrada e experiências nas mais diversas vertentes musicais.  O grupo tem em seu elenco dois paraguaios, o harpista Arsênio Nuñez (considerado como um dos melhores tocador de harpa do mundo) e o violonista Julian Vera Dias. Também faz parte do grupo Edson Pereira Pinto, o popular Mestre Boca, um dos melhores percussionistas da atualidade e outros importantes músicos como Jair de Oliveira, José Cunha, Marcos Alvares, Valter Furlaneto, Guto Zanoto, Marcelo Alves e Manoel Neves Filho. A comunicação visual do espetáculo é de Elizangela Gabriel, Marcos Lima e do publicitário Cyrineu Massucato.

A produção é do GTR (Grupo Teatral Rio-pretense). A realização é da Prefeitura de São José do Rio Preto por meio da Secretaria Municipal de Cultura e tem apoio do Programa Tradição, após seleção pública feita pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Além da transmissão feita pela TV Câmara Rio Preto o evento também será transmitido pela internet, no site da Câmara Municipal de Rio Preto, e pelo Yotube, por meio do link: 

https://www.youtube.com/channel/UCbl1wmUM9fXAcv4EkDoi0Tg


Serviço

Live “LUAR DO SERTÃO-TRADIÇÃO DO INTERIOR DE SÃO PAULO”

11 de fevereiro, às 18h – ao vivo pelo canal

Centro Social Estoril: https://www.youtube.com/c/CentroSocialEstoril


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››