15 fevereiro 2021

Festival de Concertos na Serra do Japi

Fábio Vianna, Claudia Feres, Crla Candiotto e Rodrigo Matheus - fotos de João Caldas

 

Natureza, história, preservação ambiental, música e artes cênicas. O 1º Festival de Concertos na Serra apresenta uma série de recitais de música clássica realizada em clima intimista no interior do espaço centenário da Igreja Santa Clara, construção de 1917 tombada pelo Patrimônio Histórico e que integra o recém-criado Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente, no coração da na Serra do Japi, em Jundiaí, área de proteção ambiental. 

Este será o cenário de oito apresentações musicais pensadas especialmente para o espaço, que acontecerão em duas semanas, de 11 a 14 de março e de 18 a 21 de março, de quinta a sábado, 20h e domingo, 17h. De graça. E com transmissão online via Youtube.

A ideia de criar no local um espaço cultural, por iniciativa dos atores e diretores teatrais Carla Candiotto e Rodrigo Matheus, vem ao encontro da trajetória de 50 anos da Escola de Música de Jundiaí, representada pela maestrina Claudia Feres, curadora e diretora artística do festival, que assina ainda a direção geral e a concepção. 

A direção cênica é de Carla Candiotto e a gestão do projeto é do músico e cantor Fábio Vianna Peres, que integra a programação. Completam a equipe de criativos Marco Lima na direção de arte e Wagner Freire na iluminação.

 Cada um dos oito artistas ou grupos convidados ocupará a igreja realizando um recital com 50 minutos de duração, que será transmitido em plataformas digitais de streaming como o YouTube e através dos sites da Escola de Música de Jundiaí e do Espaço Japi - Cultura e Meio Ambiente. 

A programação foi escolhida cuidadosamente por Claudia Feres. O Festival Concertos na Serra é uma iniciativa de pessoas que dedicam suas vidas intensamente às artes e convidam o público a mergulhar, a partir de suas casas, nesse ambiente cheio de história, sons e natureza em que vai se transformar a Igreja de Santa Clara nessas duas semanas. 

 O centro cultural é um conjunto arquitetônico formado pela igreja e pelas instalações da antiga escola EMEB prof. José Flávio Martins Bonilha, ambas de propriedade da associação dos amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassú e Paiol Velho, na Serra do Japi, em Jundiaí. O Espaço Japi agrega ao bairro Santa Clara uma dimensão cultural e artística que busca valorizar sua importância histórica e ambiental para a região do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

 Serviço:

1º Festival Concertos na Serra 

De 11 a 14 de março e de 18 a 21 de março.

Espaço Japi - Cultura e Meio Ambiente. 

Serra do Japi. 

De quinta a sábado, 20h e domingo, 17h. De graça. Transmissão ao vivo online pelo Youtube.


A programação

 Quinta-feira, 11/03, 20h – Fábio Vianna Peres, Capela Ultramarina, “Cantar Camões” .

Sexta-feira, 12/03, 20h – Duo Bico de Pena.

Sábado, 13/03, 20h – Gabriel Marin e Neymar Dias.

Domingo, 14/03, 17h – Heloisa Meirelles.

 

Quinta-feira, 18/03, 20h - Trio Madera, cordas.

Sexta-feira, 19/03, 20h - Duo Lanfranchi – Santoro.

Sábado, 20/02, 20h - Duo Della & Campbell

Domingo, 21/03, 17h - João Paulo Amaral



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››