24 fevereiro 2021

Dia 26 completa um ano da confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil

 

Primeiro diagnosticado com covid-19 no Brasil aconteceu no Hospital Israelita Albert Eisten, em São Paulo

Sexta-feira, dia 26 de fevereiro, completa um ano da confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil. De lá para cá, já são mais de 10 milhões de casos identificados no país, entre idosos e pessoas com menos idade. E o pais totaliza mais de 257 mil mortes por causas da doença. Na região de Rio Preto foram mais de 1.300 mortes.

 Um empresário de 61 anos é considerado o primeiro diagnóstico de covid-19 no Brasil. Ele testou positivo para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em 25 de fevereiro do ano passado jovens, no Hospital Israelita Albert Eisten, em São Paulo.

 O paciente havia retornado do norte da Itália, região que começava a enfrentar uma explosão de casos da doença. Ele tinha sintomas como febre e tosse seca. Cerca de duas semanas depois do diagnóstico, o paciente se recuperou.

 A primeira morte por conta do novo coronavírus no Brasil aconteceu no dia 12 de março. O Ministério da Saúde informou, por meio de um comunicado, que a vítima foi uma mulher de 57 anos em São Paulo. Ela foi internada no Hospital Municipal Doutor Carmino Cariccio, na Zona Leste da cidade, um dia antes.

Primeiro caso na região 

Depois de 17 dias do primeiro caso no Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto também detectou paciente diagnosticado com a doença 

Exame realizado no dia 13 de março no Hospital de Base (HB de São José do Rio Preto detectava o primeiro caso para o novo coronavírus na cidade. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde durante coletiva de imprensa. Nesse dia o Ministério da Saúde divulgou a existência de 98 casos confirmados da doença e outros 1.485 suspeitos.

 A Prefeitura de Rio Preto e de várias cidades, antes mesmo da confirmação do primeiro caso positivo de covid-19 na região, instituíram comitês gestores para enfrentamento ao coronavírus. Tiveram início as primeiras ações de combate à pandemia, como suspensão das aulas e fechamento do comércio, a fim de desacelerar a propagação da doença e preservar vidas. As medidas não agradaram comerciantes e muitos deles protestaram nas ruas contra o fechamento do comércio.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››