24 fevereiro 2021

Declaração do IR começa na próxima segunda-feira (1º)

 

Aplicativo "Meu Imposto de Renda" pode ser baixado no celular. Quem ganhou acima de R$ 22,8 mil e recebeu auxílio emergencial terá que devolver o valor do benefício

A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (24) as regras para a declaração do Imposto de renda 2021, ano base 2020. O envio da declaração será das 8h do dia 1º de março às 23h59 do dia 30 de abril. A estimativa da Receita é receber mais de 32,6 milhões de declarações neste ano.

 Quem recebeu o auxílio emergencial e se enquadra nas regras que obrigam o envio da declaração terá que prestar contas à Receita Federal. O contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis em valor superior a R$ 22.847,76 no ano-calendário 2020, deverá devolver os valores recebidos do auxílio emergencial, por ele e seus dependentes. A Receita calcula que cerca de 3 milhões de beneficiários terão que restituir o valor.

 O programa para preenchimento e envio da declaração do IR 2021 estará disponível para download nesta quinta-feira (25), pelo site da Receita ou aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

 Auxílio emergencial

O beneficiário do auxílio emergencial deve declarar o valor recebido na ficha “Rendimentos recebidos de pessoa jurídica”, utilizando os dados do informe de rendimentos. O valor a ser devolvido à União será informado ao final do preenchimento da declaração. O programa do IR vai permitir a emissão de um DARF (Documento de Arrecadação Federal) para o pagamento, sem juros e nem multa.

 O informe de rendimento com os valores do auxílio emergencial está disponível pelo site do Ministérioda Cidadania. Todos os contribuintes ou seus dependentes que receberam o benefício devem declarar se estiverem em uma das condições de obrigatoriedades do Imposto de Renda (IR).

 O informe de rendimentos a 2020 deve ser entregues por empresas, bancos e instituições financeiras até o dia 25 de fevereiro. A maioria dos bancos já enviou para os seus clientes essas informações.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››