25 fevereiro 2021

Austa conquista selo em reconhecimento por boas práticas no combate ao coronavírus

Austa hospital conquista o selo Covid Free, em reconhecimento por boas práticas preventivas para enfrentamento do Coronavírus

 

O Austa hospital, de São José do Rio Preto, recebeu o selo Covid Free, em reconhecimento por boas práticas preventivas para enfrentamento do novo Coronavírus, atestando, assim, que a instituição possui ambiente seguro e segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos em manuais da certificação.

O Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes) conferiu o selo Covid Free ao constatar que o Austa hospital atua para oferecer ambiente seguro a todos os pacientes, acompanhantes e pessoas que passam pelo centro médico, assim como também a seus profissionais e prestadores de serviços.

“Adotamos normas sanitárias internacionais, adaptamos o hospital para atender todos os requisitos necessários e assegurar risco mínimo de transmissão às pessoas que necessitem estar no ambiente hospitalar. Esse tipo de reconhecimento muito nos orgulha. Somos um dos dez hospitais do Brasil a receber este selo”, declara o presidente do Grupo Austa, o médico cardiologista Mário Jabur Filho.

É mais uma certificação a atestar a segurança da instituição, que já tem a Acreditação ONA com Excelência – nível 3, o mais alto concedido pela Organização Nacional de Acreditação, entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

O Austa hospital tem a ONA desde 2017. Em 2019, conquistou o mais alto nível (3), reconhecido pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Internacional de Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua – International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O Hospital, portanto, estava bem preparado para os desafios impostos pela pandemia, a partir do ano passado, e adotou medidas para garantir ainda mais a segurança do seu ambiente. Dentre as medidas, o Austa tornou-se, em setembro, a única instituição da região noroeste paulista a ter uma unidade totalmente dissociada do hospital, dedicada exclusivamente ao tratamento de pacientes com síndromes respiratórias, entre elas a covid-19.

“No Austa hospital, os profissionais médicos podem sentir segurança para internar seus pacientes. Este certificado sinaliza que os protocolos de segurança exigidos internacionalmente para conter a disseminação do vírus são cumpridos”, explica Ana Cláudia Dias, gerente de Qualidade do hospital.

Selo

Para conceder o selo Covid Free Excelente, o Ibes realizou minucioso processo de análise do Austa hospital, que compreendeu duas etapas: diagnóstico e certificação. Durante o diagnóstico, foram avaliados 115 itens, em diversos setores, todos em conformidade com o que preconiza o Manual de Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus, desenvolvido pelo Comitê Científico do Ibes, composto por profissionais especializados no sistema de saúde, baseado em referências científicas mundiais adaptadas à realidade brasileira.

Entre muitos itens, foram avaliados, no hospital, distanciamento físico, higiene e limpeza, equipamentos de proteção, monitoramento de saúde, deveres e direitos dos colaboradores, treinamentos, comunicação e planos de emergência.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››