10 fevereiro 2021

300 idosos já foram imunizados contra a Covid no Recinto de Exposições

 

Idosos acima de 90 anos estão sendo vacinados no recinto de exposições

A vacinação contra a Covid-19 para idosos com 90 anos ou mais de idade começou segunda-feira (8), em São José do Rio Preto. As doses estão sendo aplicadas no Recinto de Exposições, em sistema drive-thru e nas unidades básicas de saúde. No período da manhã, 300 idosos foram imunizados no Recinto. As doses continuam sendo aplicadas no local até 17h. Nas unidades de saúde, o horário da vacinação contra a Covid é até 14h. Após esse horário, as equipes de imunização continuam a vacinação de acamados.

O primeiro idoso a receber a dose no Recinto foi Paulo Bento Silva. “É uma esperança que tenho de sair da quarentena, por essa razão estou aqui e acredito que tudo vai dar certo”, disse. Outra idosa que compareceu ao Recinto foi Faustina Marques Sardinha, de 100 anos, levada pela filha Edna.

O casal Luzia e Darcy Carramona, ambos com 94 anos de idade, tomaram a vacina e sentiram-se mais aliviados. "Desde que começou a pandemia a pandemia não sai mais de casa para nada", revela Darcy, que sempre foi uma pessoa inquieta e envolvida com diversas atividades sociais. Ele é diretor da fundação que mantém o Hospital da Beneficência Portuguesa e sócio ativo do Lions Clube Centro de Rio Preto.

Identificação

Para receber a dose, o idoso deve apresentar documento de identidade que comprove a idade, CPF ou número do Cartão Nacional de Saúde. No caso dos idosos acamados com 90 anos ou mais, a equipe de imunização das Unidades de Saúde em parceria com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) iniciou a vacinação na residência do idoso nesta sexta-feira, 5, e continua na próxima semana. A família do idoso acamado deve preencher um cadastro, disponível na Página da Secretaria de Saúde (www.saude.riopreto.sp.gov.br).

A vacina utilizada para a imunização dos idosos é a Coronavac. A estimativa é de que 1.055 idosos sejam vacinados nesta etapa.

O prefeito Edinho Araújo e o secretário de saúde Aldenis Borim acompanharam o início da vacinação no Recinto de Exposições e em seguida na Swift, que continua aberta para a imunização de profissionais da saúde.

Balanço

Até o momento, Rio Preto recebeu 17.600 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 7.800 doses da Coronavac no dia 20 de janeiro; 6.900 doses da Oxford/AstraZenica no dia 26 de janeiro e 2.900 doses da Coronavac no dia 2 de fevereiro. Para os próximos dias deverão chegar mais vacinas na cidade.

Foram vacinadas, até ontem (9), 14.556 pessoas contra a Covid-19 em Rio Preto, sendo: 1.009 idosos institucionalizados e 13.547 trabalhadores da saúde das redes pública e privada. Os dados referentes ao número de doses e imunizados não incluem o Hospital de Base.

O município aguarda a chegada de novas doses para dar continuidade à vacinação de outros grupos e faixas etárias.

Vacina Já

Com o objetivo de agilizar a vacinação contra a Covid-19, o governo do estado de São Paulo lançou o Portal VacinaJá, no qual o público-alvo da campanha pode acessar e preencher um pré-cadastro, otimizando desta forma o tempo de permanência nos locais de imunização. O Portal é: www.vacinaja.sp.gov.br.

Os dados requisitados são nome, CPF, data de nascimento, endereço, CEP, e-mail e telefone celular. Após o preenchimento desses dados, basta confirmar as informações inseridas no formulário e enviar.

O Governo de São Paulo não envia mensagens de texto com links ou realiza contato telefônico para solicitar ou validar dados e informações.


 

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››