28 janeiro 2021

Advogado assume a presidência do Instituto dos Cegos de Rio Preto

 

 

Novo presidente, Claudionor Ziroldo, discursa durante solenidade de transmissão de cargo no Instituto dos Cegos

O advogado Claudionor Ziroldo assumiu nesta quinta-feira (28) a presidência do Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores (IRCT), substituindo o empresário José Longo Neto que esteve à frente da instituição nos últimos dois anos. Fundado em 1948, a entidade atende pessoas com deficiência visual de 103 cidades da região.

O IRCT é a única instituição para cegos do Noroeste Paulista. Atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, de zero a terceira idade. Atualmente são mais de 250 pessoas atendidas.

O instituto também é referência na área de reabilitação visual e prótese ocular. Mantém convênios com o Ministério da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e diversas prefeituras.

Em 2002, durante a gestão do médio Moacir Alves Borges na presidência, o instituto conseguiu uma nova área da prefeitura e recursos do Governo do Estado para a construção da sua nova sede, com dois pavimentos, área de lazer e estacionamento. Romiro Pedro da Silva, que durante 20 anos atuou como voluntário e  desde 2012 é gestor da instituição, destaca que o Instituto é o único da região que produz cardápios em braile para servir restaurantes de todo o Brasil.  

O trabalho desenvolvido pelo IRCT é de grande importância para as pessoas com deficiência visual, pois possibilita que os mesmos se tornem independentes e habilitados para a inclusão social e ao trabalho. A entidade oferece apoio social, psicológico, terapêutico e pedagógico aos deficientes e às famílias. Também oferece cursos e oficinas como Artesanato, Informática adaptada, alfabetização em braile, além de oficinas esportivas, orientação e mobilidade, padaria e música que visam garantir a melhoria da qualidade de vida dos deficientes visuais.

 Festa da Pizza

O IRCT promove neste mês a 30ª edição da Festa da Pizza. O evento que tradicionalmente acontecia de forma presencial, neste ano, em razão da pandemia do coronavírus, será pelo sistema delivery. As pessoas adquirem os vouchês e depois podem retirar, em qualquer dia da semana, nas lojas de uma rede de pizzarias.



Reunião preservou distanciamento e todos usavam máscara

José Longo (ao centro) é homenageado, tendo ao lado Romiro e Claudionor


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››