15 novembro 2020

Tentativa de invasão no sistema atrasa apuração dos votos

 

Ministro Barroso confirma tentativa de invasão de hacker no sistema

O sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sofreu tentativa de ataque de hackers. Mas não houve nenhuma invasão, garantiu o ministro presidente do TSE. Luis Roberto Barroso. Entretanto por questões de segurança, todo o sistema, como o e-Título e até o sistema que computa os votos sofreu instabilidades desde o início da manhã deste domingo.

 “Nós reforçamos a segurança”, afirmou Barroso. “Uma das medidas foi fazer o backup e desligar um dos servidores. Tiramos da rede”, explicou o presidente.

 Segundo o ministro, as urnas eletrônicas não foram atingidas, uma vez que os equipamentos não são ligados à internet e nem estão conectadas em rede de computadores, o que descarta quaisquer possibilidades de ataques cibernéticos.

A Polícia Federal já descobriu que a pessoa que tentou invadir o sistema do TSE é de Portugal. Os invasores tiveram acesso a informações de burocracia da corte, como lotação e frequência, licenças médicas de servidores e ministros, e agendamento de férias.

 Justificativa

 Segundo o TSE, 12 milhões de eleitores baixaram o aplicativo e-título e apenas 4 milhões conseguiram fazer a justificação pelo aplicativo, que ficou fora do ar hoje a maior parte do dia. O eleitor que não conseguiu fazer a justificativa de sua ausência às urnas não precisa se preocupar, pois terá ainda 30 dias para fazer a justificativa.

O eleitor que não conseguir acesso à internet poderá ir nesse período a qualquer cartório eleitoral para fazer a sua justificativa. Caso isso não seja feito, aí sim terá de pagar multa.

 Rio Preto

Até poucos instantes atrás o sistema de apuração de votos para São José do Rio Preto continuava zerado no site do TSE. A Folha do Povo conseguiu junto as fiscais de partidos, que estão fazendo apuração paralela, por meio dos boletins de urnas levantar dados de 25.343 votos apurados do total de mais de 320 mil votos.

Segundo esse levantamento, extra-oficial o prefeito Edinho Araújo está na frente com 56,41% dos votos válidos. Sem seguida aparece Coronel Helena com 25,4%, Casale com 4,7%, Marco Rillo com 4,2%, Paulo Bassan com 3,6%, Felipe Marchesoni com 2,1%, Celi Regina com 1,4%, Carlos Arnaldo com 1%, Rogério Vinicius com 0,9% e Carlos Alexandre com 0,1%

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››