22 novembro 2020

Candidato celebra vitória em entrevista, mas tinha perdido a eleição

 

E agora José? Dr. José dá entrevista antes da hora e comemora vitória que não teve


Em Santa Barbara d' Oeste , município na região metropolitana de Campinas, as eleições foram marcadas por um fato inusitado. O candidato a prefeito José Antônio Ferreira, de 58 anos, médico e vereador na cidade, conhecido como Dr. José (PSD), chegou a conceder entrevista já como prefeito eleito para emissora de rádio, pertencente à família D’Elboux.

O fiasco se deu porque a emissora fazia apuração paralela dos votos e cantou a vitória do candidato antes da hora. Rafael Piovezan (PV), atual vice-prefeito, foi eleito com 747 votos a mais. Piovezan obteve 39.519 votos (43,15%) contra 38.772 (42,34%) do Dr. José. E agora José?, perguntam para ele na cidade.

 Por volta das 17h30, após o fechamento das urnas, Paulo D’Elboux, um dos diretores da Rádio Brasil, de Santa Barbara d’Oeste, entrou ao vivo no ar e anunciou, todo eufórico, a vitória do Dr. José. “Santa Barbara d’Oeste já tem prefeito eleito. O Dr. José é o prefeito eleito. Só perde em cinco escolas”, disse no microfone da emissora. As imagens do estúdio da rádio eram transmitidas ao vivo pelas redes sociais e mostravam um dos radialistas batendo na mesa em comemoração.

“Às 17h39, a Rádio Brasil anuncia que o Dr. José é o novo prefeito de Santa Barbara d’Oeste”, reforçava pouco depois Luciana D’Elboux Lourenço, uma das radialistas e parte integrante da família que administra o veículo, enquanto se ouvia sons de comemoração dentro do estúdio.

Ela questiona no ar como Paulo D’Elboux soube da notícia, já que ele tinha se ausentado por pouco tempo das transmissões no estúdio. “É das escolas que eu falei que faltava fazer. Dr. José está perdendo em apenas cinco escolas, das 43 que nós temos votação, As outras a diferença é grande. É sinal de que a pesquisa bateu”, disse. Nesse momento é visível, na transmissão pela internet, um dos locutores bate na mesa e tocar a mão de Luciana, em sinal de comemoração e grita: “O Doutor José está ‘on’”. As imagens do estúdio estavam sendo transmitidas ao vivo pelo Facebook.

Até aquele momento, as apurações do TSE ainda não apareciam no site, por problema técnico que atrasou a divulgação dos resultados oficiais. Mesmo assim os apoiadores do médico foram para a Avenida Monte Castelo, onde fica a prefeitura para comemorar o resultado. Um buzinaço tomou conta das ruas, nas imediações.

Pouco tempo depois um repórter da rádio entrevistou, ao vivo, Dr. José por uma chamada de vídeo. “Agora sim senhoras e senhores, oficialmente prefeito de Santa Barbara d’Oeste, Dr. José. Está feliz doutor?”

“Demais”, respondeu Dr. José, já comemorando o resultado e agradecendo os eleitores pela vitória. “Muito obrigado aos eleitores de Santa Barbara d’Oeste que me confiaram o seu voto no nosso projeto. Vamos em frente. Vamos construir uma cidade mais humana”, disse o candidato.

Nesse momento houve certa apreensão no comitê de Rafael Piovezan. O atual prefeito Denis Andia (PV) e padrinho político de Piovezan, espantado com a divulgação do resultado antecipado, pedia calma para aguardar o resultado oficial.

Por volta da meia-noite, após a confirmação da eleição de Piovezan, em nova transmissão ao vivo, locutores da Rádio Brasil voltaram atrás para corrigir a informação. “Nós tomamos conhecimento que nem todos os boletins de urna estavam na emissora. Portanto, neste momento, estou corrigindo esta informação com todo respeito a você que é nosso ouvinte e que nos acompanhou através do Facebook da Rádio Brasil”, afirmou Luciana D’Elboux Lourenço.

Vice-prefeito é que foi o ganhador e não o vereador

O biólogo Rafael Piovenzan, de 38 anos, atual vice-prefeito, foi eleito prefeito de Santa Bárbara d'Oeste


“O eleito em Santa Barbara d’Oeste como prefeito é Rafael Piovezan, da Coligação Denis Andia, do Partido Verde. Rafael Piovezan teve 39.519 votos, ao passo que Dr. José do PSD, teve 38.722 votos. Foi realmente uma disputa bastante acirrada entre os dois candidatos. Meu nome é Luciana D’Elboux Lourenço, eu sou parte da família que administra essa emissora. Ao longo dos últimos anos, a Rádio Brasil sempre trouxe em primeira mão as informações sobre as eleições. Sempre cravando quem era o candidato eleito. Neste ano, ao ter essa projeção e confiar nas fontes de informações da emissora nós fizemos a mesma coisa e foi um erro”. O candidato que concedeu entrevista como eleito, desapareceu do ar.  


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››