06 outubro 2020

Lions realiza campanha “Sentindo na Pele” para alertar sobre as vagas dos deficientes

 

10 cadeiras de rodas estarão dispostas neste sábado pela manhã ocupando as vagas de estacionamento de quase um quarteirão inteiro na rua Voluntários de São Paulo. A intenção é chamar a atenção dos motoristas para respeitar as vagas destinadas aos deficientes físicos

 

“Sentindo na Pele”. É o nome da campanha idealizada pelos clubes de Lions de São José do Rio Preto a ser realizada neste sábado, dia 10 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Deficiente Físico e do Dia Mundial do Serviço Leonístico.

 Os associados dos Lions Clube Sul e Lions Clube Centro estarão na rua Voluntários de São Paulo, ao lado da Praça Rui Barbosa, na área central, em parceria com a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), para conscientizar os motoristas a respeitar as vagas de estacionamento de veículos aos deficientes públicos. Claudecir de Assis Gonçalves, presidente do Lions Sul, informa que os associados dos clubes estarão disponibilizando cadeiras de rodas, nas áreas destinadas ao uso comum, como forma de mostrar que não tem vaga para estacionar, pois está ocupada por uma cadeira de rodas. As cadeiras de rodas estarão dispostas na rua Voluntários de São Paulo, entre as ruas Siqueira Campos e Jorge Tibiriçá.

 O objetivo da ação é o de dar “recado” aos motoristas que desejam estacionar nessas vagas, que são estritamente reservadas para aos veículos das pessoas com deficiência física. Estarão dispostos nas cadeiras de rodas avisos como “Volto Logo”, “São 2 Minutinhos”, “Já Volto”, entre outros. “Queremos sensibilizar os condutores da importância de se respeitar as vagas dos deficientes físicos”.

 A campanha “Sentindo na Pele” será realizada entre os horários das 7 às 9 horas e, logo após a manifestação, as cadeiras de rodas, que foram doadas por empresários, serão entregues à entidades como a AACD e Hospital Nossa Senhora das Graças, como forma de o Lions estar ajudando essas instituições. O hospital é administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

  Dia do Deficiente Físico

O Dia Nacional do deficiente Físico é comemorado anualmente no dia 11 de Outubro. A data foi instituída para promover a conscientização da sociedade sobre ações e políticas que devem ser realizadas para garantir a qualidade de vida e a promoção dos direitos dos deficientes físicos. A data também estimula a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

 O preconceito e inacessibilidade pública também são pontos centrais a serem debatidos nessa campanha. “Todos nós somos responsáveis para ajudar a facilitar a vida dessas pessoas”, afirma Claudecir, ao destacar que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a proporção das pessoas com alguma deficiência na população brasileira é de 6,7%.

 De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência. Isso significa uma em cada sete pessoas no mundo. A ONU alerta que 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência residem nos países em desenvolvimento. No total, 150 milhões de crianças e adolescentes (com menos de 18 anos) tem alguma deficiência, segundo a Unicef.

 Em geral as pessoas com deficiência encontram muitas dificuldades no seu dia-a-dia. O custo de vida aumenta em cerca de um terço da renda, em média. Completar os estudos e trabalhar fora também são desafios para quem é deficiente.

 “É dever de todos buscarem por uma sociedade mais justa e, principalmente, para que as pessoas com algum tipo de deficiência sejam incluídas sem nenhum demérito por sua condição”, afirma o presidente do Lions Sul. “Muito ainda deve ser feito para garantir o acesso das pessoas com deficiência às oportunidades, acessibilidade e mobilidade”.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››