10 outubro 2020

Lions promove ação para chamar atenção para as vagas destinadas aos deficientes físicos

 

Integrantes do Lions Sul e Lions Centro durante a ação "Sentindo na Pele", realizada neste sábado na rua Voluntários de São Paulo

Motoristas de São José do Rio Preto foram surpreendidos neste sábado pela manhã com cadeiras de rodas, ocupando as vagas de estacionamento dos veículos, dispostas por um quarteirão inteiro na rua Voluntários de São Paulo. A medida fez parte da ação “Sentindo na Pele” idealizada por dois clubes de Lions Internacional da cidade: Centro e Sul.

 A rua Voluntários de São Paulo é uma das principais vias no coração da área central da cidade. E o objetivo da ação foi chamar a atenção dos motoristas e pedestres para respeitarem as vagas de estacionamento reservadas aos deficientes físicos.

6,7% da população tem alguma deficiência

 De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,7% da população brasileira possui algum tipo de deficiência física.  São 45 milhões de pessoas com alguma deficiência física no Brasil. Em São José do Rio Preto estima-se que existam cerca de 33 mil pessoas com deficiência física.

 Dez cadeiras de rodas foram dispostas, nas vagas destinadas ao estacionamento de veículos. Em todas elas tinham placas com avisos, tipo “Volto Logo”, “É apenas um minutinho”, “Daqui a pouco volto”, entre outros.

 A ação foi acompanhada pelos presidentes do Lions Sul, Claudecir de Assis Gonçalves, e do Lions Centro, Mauro César Marques, além do diretor da Emurb (Empresa municipal de Urbanismo), Gibran Belasques Costa.

 “Quando se fala em deficiência física não são somente os cadeirantes que enfrentam o calvário de espaços nas vias públicas”, afirma Claudecir Gonçalves. “São também as pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade para se mover, caminhar, enfim apresentam alguma dificuldade de mobilidade.”.

AACD e hospital

 Logo após a ação, as cadeiras foram doadas para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e ao Hospital Nossa Senhora das Graças. O gerente administrativo do hospital, Carlos Maurício da Silva, esteve no local para receber cinco das 10 cadeiras de rodas. Além de agradecer, parabenizou a iniciativa do Lions. “São ações como essa que nos engrandecem”.

 O hospital, administrado pela Associação São Francisco de Assis da Providência Divina, é uma das organizações do frei Nélio Angeli Belotti. Esse hospital possui 127 pacientes internados, a maioria é de idosos com problemas de morbidade.

 A AACD Rio Preto atende cerca de 120 pacientes com deficiência física e intelectual. A instituição está localizada no Jardim Tarraf 2.





















Confira os avisos deixados nas placas dispostas sobre as cadeiras de rodas:










0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››