21 outubro 2020

Acirp celebra centenário oferecendo passeio histórico pela área central

 

 

Audiotur da Acirp é um passeio que nos remete ao passado
da instituição e da cidade

Para comemorar os 100 anos da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Rio Preto) a entidade, presidida hoje por Kelvin Kaiser, lançou o Audiotur, projeto inédito na região e bastante difundido em grandes centros da Europa. A proposta é de que as pessoas façam uma viagem no tempo, caminhando por alguns trechos das ruas centrais, ouvindo vozes e sons que remetem ao passado e à história da cidade e da entidade, que se firmou como uma das principais vozes de quem produz.

 Serão nove dias da atividade, iniciada no dia 18 e que se estende até o dia 26 de outubro. De segunda a sexta-feira o horário é das 8 às 16 h. Aos sábados, das 8 às 12 h,  e domingos, das 8 às 11 h. É preciso ficar atento ao horário, pois se chegar três minutinhos atrasado as meninas que tomam contam do estande são bem rigorosas e não deixam mais realizar o passeio. As saídas acontecem a cada cinco minutos e é de graça.

 O ponto de partida é a Praça Rui Barbosa, considerado como marco zero do município. Todo o percurso é guiado por uma narrativa dramatúrgica, misturando vozes e sons da época, dando a sensação de que as pessoas fazem uma volta ao tempo, passando pelos principais pontos históricos da área central.

 O trajeto passa pelas ruas Bernardino de Campos, Voluntários de São Paulo, Silva Jardim, Saldanha Marinho, Rubião Junior, Jorge Tibiriçá, Antônio de Godoy e 15 de Novembro, entre outras. Além das vias públicas, o participante tem acesso livre a locais históricos, mas pouco conhecidos e notado pelos rio-pretenses, sempre orientado pelo áudio.

 Todos os participantes são inclusive assegurados, em caso de acontecer algum acidente, durante o trajeto. E é preciso deixar algum documento oficial com foto para poder utilizar o equipamento de áudio.

 “Eu preciso que você olhe, para que eu consiga ouvir”. Com essa frase inicial, o narrador convida a pessoa a iniciar o percurso e seguir em frente pelo trajeto previamente determinado até o retorno novamente à praça. O passeio demora, cronometricamente calculado, 50 minutos. São muitas surpresas e curiosidades a partir do momento em que o áudio é ativado.

 

A sede da Acirp é um dos pontos de visita do Audiotur
Kelvin Kaiser, presidente da Acirp, que proporciona esse evento gratuito à população de Rio Preto e região

O prefeito Edinho Araújo fez todo o percurso do Audiotur

Prefeito Edinho testa os fones de ouvido, antes de iniciar o percurso


Esse foi o primeiro edifício construído em Rio Preto



Placa da inauguração do prédio da Acirp, tombado pelo patrimônio histórico é preservada por todas as diretorias


Reportagem da Folha do Povo testou e aprovou o passeio


O empresário Toninho Gonçalves também aprovou o passeio 



A equipe oferece inclusive guarda-sol para as pessoas se protegerem do sol e da chuva


Serviço: “Audiotur – A voz de Quem Produz” 

  • Data: de 18 a 26 de Outubro
  • Horário: 8h às 16h (segunda a sexta),
  •                 8h às 12h (aos sábados)
  •               8h às 11h (aos domingos)
  • Informações: (17) 3214-9433
  • Agendamento para cadeirantes (aos domingos): (17) 99207-5525 (whatsapp)
  • Evento Gratuito

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››