14 setembro 2020

João-de-barro constrói casa em poste da CERRP


O joão-de-barro agora tem casa com luz e câmera de segurança e ainda por cima não paga a energia


 O pássaro joão-de-barro impressiona a todos pela sua beleza e inteligência. Um deles espertamente escolheu um poste de energia, com luz e câmera de segurança, dentro do pátio da CERRP (Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto) para construir sua moradia. O “intruso” só não está pagando a conta do conforto e da energia consumida ao redor da casa.

Além da capacidade de criar seu próprio abrigo, coberto com material firme e resistente, o joão-de-barro tem outras características que mostram sua inteligência surpreendente. Embora os cientistas não consigam explicar exatamente essas habilidades, mas ele constrói sua casa com abertura voltada planejada, ficando a entrada voltada na direção contrária à chuva e ao vento.

A porta do ninho tem sempre o tamanho adequado, ideal para a entrada confortável do joão-de-barro, mas sem exagero, para não permitir a entrada de outros pássaros e animais maiores do que ele. Durante a construção, realizada em conjunto pelo casal, chega a fazer de 500 a 2.000 viagens.

Apesar de tanto trabalho, com arquitetura refinada e formato esférico, a casa é usada apenas para uma única ninhada e logo abandonada. Muitas vezes acaba ocupada por outros pássaros.

Pouca gente sabe, mas o joão-de-barro é parente distante do pica-pau e foi eleito como a ave nacional da Argentina. Como ave símbolo daquele país, desde 1928, é chamado lá de “hornero” e “ave de la Prata”.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››