16 setembro 2020

Depois de 11 anos Nova Aliança atinge meta do IDEB

  

 Nova Aliança obtém melhora na educação e atinge meta do IDEB em 2019

Pela primeira vez nos últimos 11 anos a cidade de Nova Aliança atingiu a meta de desempenho estabelecido pelo ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Desde 2009 que o município não conseguia atingir a meta do Ideb, que é o medidor da qualidade da educação no Brasil.

 O índice foi divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) , órgão ligado ao Ministério da Educação, e mostrou que Nova Aliança atingiu a meta de 6.7. O prefeito Vandil Baptista Casemiro (PDT) comemorou a nota, principalmente pelo fato de uma semana antes, segundo ele, ter sido criticado pelas redes sociais por adversários que afirmaram que a educação na cidade tinha decaído de qualidade. “Essa nota vem provar que nossa educação melhorou de qualidade”, disse.

 O secretário municipal da Educação, professor Adriano Cunha, afirmou que a nota é o resultado do trabalho e dedicação da direção e de todos os professores. “Isso comprova que estamos dando uma educação de qualidade para nossos alunos”, afirmou, lembrando que desde 2009, ou seja há 11 anos que Nova Aliança não conseguia atingir a meta do Ideb.

 “É para nós motivo de orgulho e gratidão termos atingido essa meta. Educação sólida e promissora é realizada através do compromisso e da formação continuada dos professores com o empenho das famílias dos alunos”.

 Ainda de acordo com o secretário, a escola municipal Nicolina Maria de Jesus, no distrito de Nova Itapirema, superou até a meta designada prevista para 2021 ao atingir 6.6 de pontuação.  A meta para 2019 para a escola era de 5.8 e para 2021 6.1.

Para o prefeito Vandil, o resultado também prova que ele está no caminho certo. “Educação com qualidade é construída no dia-a-dia. Isso vem coroar o trabalho de toda a equipe da Educação e significa que a qualidade do ensino em nosso município está muito boa”.

 Ideb

O Ideb foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.

 A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões. Se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria no sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a provação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria no sistema.

.

Resultado do IDEB da Escola Municipal Abdo Ayruth


Resultado do IDEB da Escola Municipal Nicolina Maria de Jesus, de Nova Itapirema



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››