14 agosto 2020

Robô checador de notícias do WhatsApp estreia versão em português

 

Whatsapp lança ferramenta para checar informações mentirosas

O Whatsapp lançou no dia 4 de agosto um serviço de checagem de notícias, que conversa com o usuário e checa a veracidade das notícias enviadas a ele. A ferramenta, produzida pela Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN), já estava disponível em mais de 70 países, nos idiomas inglês, espanhol e hindu.

Em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), o chatbot agora fala português.

Por enquanto, a ferramenta checa apenas notícias relacionadas à pandemia de coronavírus, mas a idéia é que mais para a frente passe a verificar notícias de diversos assuntos.

Cristina Tardáglia, diretora adjunta da IFCN, explica que o chatbot “vai durar até a Covid-19 acabar”. “De cara, vai cruzar com eleições. Evidentemente, tudo o que for de eleição, política, que cruze como Covid, vai aparecer no robô. Ali vai ser uma fonte para identificar candidatos que desinformarem sobre coronavírus”. Aqueles candidatos que usarem de mentiras para desinformar sobre o coronavírus será um bom motivo para não obterem o voto do eleitor.

Segundo a diretora do IFCN, a ferramenta já tem cerca de 2.260 checagens em português.

O robô checa a veracidade de informações por meio de uma simples pergunta ou palavra-chave. Após a verificação, a ferramenta classifica o conteúdo pesquisado como verdadeiro ou falso, além de fornecer o link com a notícia original e os motivos que mostram por que as informações não procedem.

O chatbot mostra também a data em que foi feita a verificação e o veículo responsável pela checagem.

Para usar a ferramenta, que é gratuita, basta salvar o número +1 (727) 291-2606 na lista de contatos e mandar um “oi”. O robô vai iniciar uma conversa em português. A equipe da Folha do Povo já está testando a ferramenta pelo Whatsapp.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››