27 agosto 2020

Moradores de condomínio de luxo doam 100 marmitex todos os domingos

 

Todos os domingos, com mantimentos doados pelos moradores do condomínio Village La Montagne, voluntários preparam marmitex para doar às pessoas necessitadas

Uma ação voluntária, simples, mas que tem ajudado a matar fome de algumas pessoas. Foi com esse objetivo que um grupo de moradores do Condomínio Village La Montagne, iniciou, faz alguns anos, a preparação primeiramente de sopas que eram servidas todos os domingos para pacientes e acompanhantes no Hospital de Base em São José do Rio Preto.

 E a preocupação dos moradores que participam dessa ação voluntária é a de não aparecer, de não se promover. Se recusam a sair em fotos. E não queriam nem que seus nomes fossem divulgados. Só com muita insistência que a reportagem Folha do Povo conseguiu conversar e convencer alguns deles a falarem sobre o trabalho realizado, todos os domingos, e faz anos, de forma praticamente anônima. São adeptos da filosofia que fazer o bem, sem olhar a quem, faz bem.

 Com início da pandemia do coronavírus, impedidos de entrar no hospital para se evitar o contagio com infectados pela doença, o grupo resolveu não parar com as ações. Fabiano Faggioni, empresário no ramo de automóveis, reuniu a família, seus pais, esposa e filhos, para preparar marmitex para serem doadas às famílias necessitadas.

 Todos os domingos logo pela manhã a família Faggioni se reúne e com as doações recebidas, principalmente dos vizinhos, moradores do Condomínio Village La Montagne, e começa a preparar a comida que vai encher cerca 100 marmitex a serem distribuídas para famílias necessitadas. O advogado Ayrton Vignoli é um dos entusiastas dessa ação voluntária e não cansa de elogiar a atitude dos moradores.

 Para Vignola, se cada um fizer um pouco para ajudar o próximo, em pouco tempo, teremos um mundo melhor para todos. Vignola é ex-síndico do Condomínio Village La Montagne e se notabilizou em toda a região por liderar o Movimento Duplica-Já, que lutou com muito afinco pela duplicação da BR-153 no trecho entre Bady Bassitt e São José do Rio Preto.

 Voluntariado

O voluntariado é o principal pilar do chamado “terceiro setor”, que tanto colabora para o desenvolvimento da coletividade. A atuação voluntária constitui uma das formas de realização de cidadania ativa e participativa. Todas as obrigações são do Estado, mas se não fosse o terceiro setor, os recursos públicos não seriam capazes de cumpri-las.

 O voluntariado não deve ser confundido com “assistencialismo”, pois objetiva despertar as pessoas para seus direitos e deveres como cidadãos e também para forçar a se organizarem em solidariedade coletiva, e agir da melhor forma para ajudar ao próximo~.

 Relatório "Além do Bem"

Bons exemplos não faltam. Felizmente por todos os lugares tem gente se preocupando em querer ajudar outras pessoas. Mas isso ainda no Brasil é constituído por um número pequeno de pessoas. O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) no Brasil realizou pesquisa em 2017 para apresentar o relatório “Além do Bem”, um estudo sobre voluntariado e engajamento de pessoas nas causas coletivas.

 O estudo realizado pela ONU constatou que dois terços dos brasileiros nunca praticaram nenhuma ação voluntaria para ajudar outras pessoas. Os dados da pesquisa mostram que apenas 18% da população brasileira pratica algum tipo de voluntariado para ajudar outras pessoas.

 A pesquisa mostra também que 58% dos voluntários no Brasil são mulheres. E a região que se destaca com o maior número de voluntários é a Sudeste, principalmente nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Voluntário ajuda na preparação da comida todos os domingos

A comida é variada e de excelente sabor e qualidade

Tudo preparado com muito amor e carinho pelos voluntários e voluntárias

A quantidade é grande e vem crescendo aos poucos, mas sempre respeitando a qualidade

Depois de pronta, a comida é embalada em marmitex de isopor para serem doadas

Não é porque é doação que os alimentos não são bons. Pelo contrário: é tudo de primeira qualidade

São cerca de 100 marmitex doadas todos os domingos para pessoas carentes

Fazer o bem faz bem para as pessoas que ajudam





0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››