31 agosto 2020

Miniaturas de madeira são produzidas por artesão na garagem de sua casa

 

Arnaldo Lopes Teixeira se lança como artesão e já faz sucesso entre amigos e familiares

 

Ainda pouco conhecido como artesão, Arnaldo Lopes Teixeira, hoje com 61 anos, produz miniaturas em madeira que servem de enfeites e brinquedos. Ele descobriu essa sua nova atividade faz pouco tempo, depois de passar por um período de depressão. A arte detalhada, produzida em espaço pequeno na garagem de sua casa, é uma terapia para ele. Ganhou admiração de toda a família e amigos, que o incentivam a realizar exposição de seus trabalhos.

 O dom de mexer com a madeira talvez estivesse sendo lapidado desde a infância para Arnaldo ao ver o pai, Arlette Teixeira, trabalhar como marceneiro. Aos 15 anos de idade ele se formou em Eletrônica, se especializou na área de telecomunicações e ingressou numa grande empresa que comercializava som e alarmes automotivos.

 “Viajava por todo o Brasil, dando cursos, treinamentos e participando das feiras e dos salões do automóvel”, conta Arnaldo, que nasceu em São Paulo, onde se casou constitui sua família. Hoje, junto com a esposa Márcia, é pai de duas filhas (Lilia e Juliana) e avô ‘babão’ da neta Aninha. “Sempre gostei de miniaturas de veículos e cheguei até a instalar som, vidro elétrico e alarme num carro miniatura que o meu patrão trouxe da Argentina”, lembra.

 Em 2008 Arnaldo sofreu paralisia na perna esquerda e precisou amputá-la. Ele se aposentou e confessa que estava já entrando em depressão sem ter o que fazer em casa, principalmente depois do período da pandemia. Foi incentivado pela esposa,  filhas e pelos genros Thiago e Robson para arrumar alguma coisa para fazer dentro de casa.

 Como tinha algumas ferramentas, herdadas do pai marceneiro, como um pequeno martelo e serrote, resolveu arriscar na fabricação de brinquedos de madeira. “Minha primeira produção foi um caminhãozinho que ficou meio feinho”, brinca. Mas daí meu genro incentivou a fazer um financiamento e comprei algumas máquinas, como furadeira,  serra tico-tico, torno elétrico, lixadeira, entre outras.

 Tudo em escala

 Para produzir as miniaturas ele começa pesquisando na internet. Assiste alguns vídeos com tutorais pelo Yotube e escolhe o objeto que fará a réplica em madeira. Da internet vai para o papel. E do papel para a madeira. Tudo feito de forma extremamente detalhada, utilizando escala e proporções corretas.

 Ele trabalha o dia todo sentado numa cadeira de rodas. “Não aguento ficar me posicionando o corpo em cima de apenas uma perna”. As madeiras são todas aproveitadas de paletes e caixas de frutas que a família e os amigos trazem dos supermercados. “Já tenho cerca de 40 miniaturas prontas, quando tiver umas 80 quero fazer uma exposição próxima de alguma feira de carros”.

 “Se Deus quiser esse vai ser o meu ‘ganha-pão’ daqui para a frente”, afirma Arnaldo, que é primo do corretor de imóveis e perito judicial Audinei Bonfanti, de Bálsamo. “Meu primo é gente boa e tem me dado uma força, fazendo propaganda do meu trabalho aí na região de Rio Preto”.

 Papai Noel

 Outra atividade desenvolvida faz anos por Arnaldo Lopes Teixeira, mesmo depois de ter amputado parte da sua perna, é a se vestir de Papai Noel para animar crianças em creches e igrejas em comunidades na periferia de São Paulo. “Inclusive deixo minha barba crescer para ficar mais natural”.

 


Miniatura em madeira de carro fabricado em 1959 

Reprodução em madeira de um trator nivelador de estradas

Reprodução em madeira de carruagem usada na época do Império

As réplicas dos caminhões são perfeitas, até no molejo das rodas

Réplica em madeira de carreta-baú

Os detalhes na confecção das miniaturas chama a atenção de todos

Usando madeiras reaproveitas de caixas de frutas Arnaldo produz verdadeiras obras de arte

Arnaldo também reproduz em madeira miniaturas de aeronaves, uma de suas paixões

Desde jovem Arnaldo já colecionava carros em miniaturas, mas nunca imaginou que um dia fosse também produzir essas miniaturas
Arnaldo trabalha sentado numa cadeira de rodas


E mostra parte de sua produção para montar a sua primeira exposição dentro em breve
Entre as miniaturas tem réplicas de aviões, caminhões, carruagens e até carros da Fórmula 1


A arte se transforma numa grande terapia para Arnaldo Lopes Teixeira



Arnaldo caracterizado como Papai Noel
Arnaldo é Papai Noel com barba original

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Excelente matéria, conheço o Sr. Arnaldo a muito tempo, uma excelente pessoa e autodidata muito inteligente.

    Parabéns pela Matéria muito atenciosa com o personagem e parabéns ao Sr Arnaldo pelo Dom descoberto.

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, conheço o Sr. Arnaldo a muito tempo, uma excelente pessoa e autodidata muito inteligente.

    Parabéns pela Matéria muito atenciosa com o personagem e parabéns ao Sr Arnaldo pelo Dom descoberto.

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, conheço o Sr. Arnaldo a muito tempo, uma excelente pessoa e autodidata muito inteligente.

    Parabéns pela Matéria muito atenciosa com o personagem e parabéns ao Sr Arnaldo pelo Dom descoberto.

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››