28 agosto 2020

Falece o advogado Osmar Cardin, aos 70 anos, vítima de Covid-19

 

Advogado e bancário aposentado Osmar Cardin foi mais uma vítima do Covid-19


Faleceu hoje no hospital da Beneficência Portuguesa o advogado Osmar Cardin, aos 70 anos (completaria 71 no próximo dia 6 de outubro). Ele estava desde o dia 8 de agosto internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no hospital, após testar positivo para o Covid-19. O estado dele se agravou nos últimos dias.

 Cardin era paranaense. Nasceu em Cornélio Procópio. Mas veio com a família ainda jovem para São José do Rio Preto. Após concluir o colegial em 1974 no Instituto Monsenhor Gonçalves, ingressou na Faculdade de Direito de Rio Preto (Fadir) onde se formou em 1980, na 10ª turma de formandos da instituição.  

 Trabalhou durante quase 30 anos no Bradesco e na juventude atuou como artista no GTR (Grupo Teatral Riopretense). O também advogado e diretor teatral Manoel Neves lembra da peça “Em Família”, de Oduvaldo Viana Filho, onde Cardin se contracenou com Laerte Cunha, fazendo o papel humorístico do personagem Afonsinho. “A peça estreou em 1975 e em 1979 retomamos o espetáculo e eu contracenei com o Osmar, fazendo o mesmo papel do Afonsinho. Foi um grande sucesso na época”, lembra Manoel, acrescentando que estava com dor no coração pela perda do amigo.

 Osmar Cardin era maçom e estava sempre pressente nos importantes projetos sociais de São José do Rio Preto. Ocupava a cadeira de número 20 na Academia Maçônica de Letras e tinha como patrono Bernardino de Campos, um dos fundadores da cidade. Também foi um dos líderes e fundadores do Observatório Social, organização não-governamental e apartidária visando contribuir para a melhoria da gestão pública.

 Redes sociais

 Usuário das redes sociais, de memória invejável, sabia de cor e salteado diversas normas e regimentos jurídicos. E não esquecia dos aniversários dos amigos. Para cada um fazia questão de preparar uma mensagem especial nas datas natalícias.

 Sua última postagem no Facebook era sobre uma pesquisa feita na Índia falando que o açafrão ajudava a aumentar a memória em 28%. Ele indicava o açafrão, sugerindo para ser comprado numa loja, na rua Voluntários de São Paulo em frente do Edifício Automóvel Clube e ao lado do prédio da Acirp. “Pacotinho com 47 g sai a 1 real”

 Repercussão

 A notícia da morte do advogado Osmar Cardin repercutiu em todas as redes sociais, com manifestações de pesar de centenas de amigos. O vereador Renato Pupo (PSDB) escreveu ter recebido a notícia com tristeza. “Gostava muito do Cardin. Que Deus o acolha em seu reino e conforte a família”.

 O ex-vereador Dorival Leme também manifestou profundo pesar, lembrando que Cardin foi seu colega de turma de faculdade, companheiro bancário e colega da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra). Cardin faleceu justamente na data em que se comemora o Dia dos Bancários.

 Renato Augusto Nunes, diretor do Lions Clube Sul, lembrou que Cardin estava sempre presente nos eventos promovidos pela instituição. Uma delas foi a caminhada na avenida Philadelpho em pról da Saúde, realizada no final do ano passado pelo Lions em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. “Sempre entusiasta dessas ações, o Cardin estava lá. Vai fazer falta para todos”.

 O comerciante Vicente Mendonça também manifestou a morte do amigo e companheiro de longas conversas. Lamentou que, devido à pandemia do coronavírus que impede aglomerações de pessoas, os amigos não poderão fazer as pompas fúnebres em homenagem ao amigo. “Osmar Cardin foi para mim meu grande professor, com um conhecimento inabalável”.

Cena da peça "Em Família" em 1975, onde Cardin interpretava Afonsinho contracenando com Laerte Cunha (Foto: Arquivo de Manoel Neves)

Osmar Cardin falece aos 70 anos, deixando a esposa Alice Rodrigues Cardin




Osmar Cardin sendo homenageando pelo fundador do GTR (Grupo Teatral Riopretense), Nelson Castro, pelo seu brilhante desempenho com o personagem Afonsinho na peça "Em Família"
(foto: arquivo pessoal de Manoel Neves)


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››