20 maio 2020

Unesp lista cerca de 80 estudos sobre o Coronavírus

Entrada do campus da Unesp de Bauru, onde também são desenvolvidas pesquisas para o combate ao Covid-19


Cerca de 80 estudos relacionados a tratamentos e cura relacionados à Covid-19 foram listados pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).  A Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope) criou um espaço virtual que servirá como referência e dará mais transparência às pesquisas relacionadas à Covid-19 em desenvolvimento na Unesp.

Coordenado pelo Comitê Científico organizado na Universidade em resposta à pandemia, o “Portal Pesquisa Covid-19” reúne 21 áreas em que existem grupos de pesquisas em atuação. Ao todo, são cerca de 80 estudos listados, em todas as áreas do conhecimento, sendo que a metade já fez solicitação de recursos em agências de fomento.

Em resposta à recomendação da Unesco sobre Ciência Aberta, o Comitê Cientifico Unesp Covid-19 e a Pró-Reitoria de Pesquisa criaram esta plataforma para dar visibilidade aos projetos e às publicações”, afirma a professora Célia Regina Nogueira de Camargo, presidente do Comitê Científico e assessora da Prope. “Em um momento em que a ciência necessita de respostas rápidas para vencer a pandemia, docentes e pesquisadores se organizaram e direcionaram suas pesquisas em busca de soluções para essa crise. Essa cultura deve chegar para ficar e será um grande legado nos tempos pós-pandemia”, acredita a docente.

O Comitê Científico Unesp Covid-19 foi constituído em 27 de março e agrupa os trabalhos de professores e pesquisadores que passaram a estudar a doença em meio à pandemia. Entre as áreas listadas, estão o desenvolvimento de novas tecnologias, novos tratamentos, diagnóstico, estudos epidemiológicos, farmacológicos, de saúde pública, de psicologia, de políticas públicas, de ciências sociais, entre outros.

Além de mostrar à sociedade o que a Unesp está fazendo, essa visibilidade às nossas pesquisas é importante também para o estabelecimento de parcerias e colaborações com outras instituições, nacionais e internacionais”, diz a professora Célia Regina Nogueira de Camargo.

Os conteúdos disponibilizados no portal obedecem a preceitos estabelecidos pela ética em pesquisa e estão protegidos por direitos autorais. O número de pesquisas e o status em que se encontram serão atualizados de forma periódica. A página pode ser acessada no link: https://www2.unesp.br/portal#!/prope/portal-pesquisa-covid---unesp/

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››