13 abril 2020

Morre Moraes Moreira, que compôs música em homenagem à Marília

Morre aos 72 anos, Moraes Moreira que compôs música em homenagem à cidade de Marília


Moraes Moreira, cantor baiano de 72 anos, morreu na manha desta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Eduardo Moraes, irmão do cantor, contou ao site G1, que o corpo do artista foi encontrado no apartamento em que ele vivia sozinho no bairro da Gávea. “Provavelmente morreu dormindo”, disse. “Nem eu e nem minhas irmãs sabemos a causa da morte”.

Moraes Moreira é considerado como um dos mais importantes artistas e compositores da música brasileira, sendo autor de canções importantes como “Pombo Correio”, “Lindo Balão Azul”, “Desabafo e Desafio”, “Sintonia”, entre outras. Ele também fazia grande sucesso no período de Carnaval, principalmente em Salvador.

Música à Marília

Talvez poucas pessoas sabem que Moraes Moreira compôs uma música para homenagear a cidade de Marília. Ele foi à cidade para se apresentar como artista convidado para o encerramento, em 1981, do Festival de Música Popular Brasileira (MPB). A apresentação fazia parte de uma turnê pelo interior paulista, com produção de Fernando Faro.

Foi um belo show no ginásio de esportes do Yara Clube. O artista e a banda que o acompanhava chegaram um dia antes na cidade e ao passar pela pracinha Saturnino de Brito, leu na fachada do prédio da Câmara: “Marília, símbolo de amor e liberdade”. Foi o suficiente para ele, dentro do ônibus e de frente para o slogan, começar a dedilhar no violão a composição da música em homenagem à cidade e à sua mulher. Na época ele era casada com uma mulher chamada Marília.

Entrevista

O próprio Moraes Moreira contou, 15 anos depois, numa entrevista por telefone ao jornalista Jocelim Machado de Oliveira, editor do Jornal da Manhã, como foi sua inspiração para compor a música “Mulher e Cidade Marília”. “Eu fiquei impressionado com a cidade. É muito bonita, charmosa, gostosa e como na época eu estava casado com Marília, resolvi fazer uma música que pudesse homenagear minha mulher e a cidade. O ponto de partida foi a frase que li na fachada da Câmara Municipal”, explicou.

Moraes Moreira contou ao jornalista Jocelin que na época da turnê viajou bastante pelo interior paulista. Mas Marília foi uma das cidades que mais o impressionou. “Eu tenho esse negócio de chegar numa cidade e prestar muita atenção. Já fiz outras músicas também envolvendo nomes de cidades, como é o caso de Recife e Brasília”. Mas essa foi a única homenagem a uma cidade do Estado de São Paulo, garantiu.

Ele disse também que gostava de cantar essa música e que sempre a cantava em seus shows. Também disse ao jornalista Jocelin que estava com saudades da cidade. “Faz tempo que não apareço aí e gostaria muito de voltar, para fazer um show acústico no teatro municipal”. Moraes Moreira acabou não voltando mais à Marília.

40 discos

Nascido em Ituaçu, na chapa Diamantina da Bahia, como Antonio Calos Moraes Pires começou tocando sanfona em festas de São João. Depois aprendeu a tocar violão, enquanto cursava Economia. Fez dupla com Tom Zé e depois, com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou até 1975. Gravou 40 discos.

Conheça abaixo a letra da música “Mulher e Cidade Marília”, composta por Moraes Moreira para homenagear a esposa e a cidade de Marília. Ouça a música, acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=VedZ8sWGkQ8

“Mulher e Cidade Marília” (Moraes Moreira)

A cidade é assim

A mulher e a cidade

Representam pra mim
Amor e liberdade
A cidade é uma moça
Também não tem idade
É o espírito a força
Da mocidade

Meu amor também é
Toda minha verdade
Meu caminho de fé
De felicidade
A cidade e o mundo
A mulher e a cidade
Meu coração vai fundo
(saque a profundidade...)


Se ando vagabundo

Pelas ruas de noite a cantar

Curtindo tuas ruas e acordes
Para te acordar
E vou buscar no violão
Uma canção que seja aquela
Que abrirá sua janela
E também seu coração

Moraes Moreira em recente aparição em programa de televisão

Moraes Moreira nos tempos em que integrava o conjunto Novos Baianos



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››