07 março 2020

Rio Preto vence ranking do Programa Município Verde Azul e Nova Aliança é a única da região classificada

Prefeito Vandil e o engenheiro Mauro Bassetti recebendo o troféu e certificado do PMVA


O prefeito Vandil Baptista Casemiro e o engenheiro Mauro Bassetti estiveram no Palácio dos Bandeirantes, na última quinta-feira, dia 5, para receberem o troféu e certificado do Município Verde Azul. Nova Aliança foi classificada entre as 62 cidades que obtiveram nota entre 60 a 79,9 pontos no ranking geral. São José do Rio Preto ficou em 1º lugar no ranking com 97 pontos.

O governador João Dória (PSDB) procedeu a entrega dos troféus e certificado para os representantes de todas as cidades contempladas. Ao todo 154 cidades receberam a certificação, sendo que 92 receberam certificação por notas acima de 80 pontos.

Para o prefeito Vandil, esse troféu e certificado são frutos do trabalho de toda a equipe de funcionários da prefeitura. “Agradeço a todos pelo empenho e colaboração”, disse. Também afirmou que a classificação de Nova Aliança foi uma surpresa para ele. Disse que não foram feitas as ações necessárias no primeiro semestre e que quando assumiu a prefeitura em setembro precisou contratar até uma empresa para assessorar no preenchimento dos formulários, afim de não perder a pontuação e o município ficar impedido de se inscrever no ano que vem.

A pontuação de Nova Aliança, que sempre tinha altos índices de avaliação, já chegando a ficar em 27º lugar, caiu drasticamente nos últimos anos. EM 2018 estava na 53ª posição e agora ficou na 138ª posição. Confira, no quadro abaixo, como ficou a posição no ranking de cada município da região.

“Estamos orgulhosos desta edição que recebeu um volume recorde de inscritos para a qualificação”, afirmou o coordenador do Programa Município Verde-Azul, José Walter Figueiredo Silva. “Isso mostra o quanto os municípios estão atentos com suas responsabilidades, com o meio ambiente, sobretudo com a qualidade de vida de toda a população”.

Atualmente estão inscritos no programa 638 municípios paulistas que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretrizes: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas; qualidade do ar; uso do solo; arborização urbana; esgoto tratado e resíduos sólidos.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégias para o desenvolvimento sustentável do Estado.


Prefeito Vandil e o engenheiro Mauro, durante a entrega do troféu e certificado no Palácio dos Bandeirantes

Prefeito Vandil, de Nova Aliança, recebe troféu e certificado do Programa Município Verde Azul

Certificado de reconhecimento para o município de Nova Aliança

Troféu conquistado de última hora pela Prefeitura de Nova Aliança

Prefeito Vandil e o o engenheiro Mauro Bassetti recebendo o troféu e certificado do PMVA


Auditório do Palácio dos Bandeirantes fiou lotado de prefeitos e autoridades de diversas cidades

Prefeito Edinho Araújo e a secretária do Meio Ambiente Kátia Penteado, recebendo o troféu de 1º Lugar




0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››