27 março 2020

Prefeita de Pindorama está na UTI com coronavirus


 
Prefeita Maria Inês, de Pindorama, recebeu positivo no exame de coronavirus
 e está na UTI de hospital em Catanduva para se tratar da doença
A prefeita de Pindorama, Maria Inês Bertino Miyada, de 59 anos, do PSDB, está infectada com coronavirus. A informação foi divulgada no começo da noite desta sexta-feira (27) pela sua filha Monise, que é médica, em vídeo postado nas redes sociais da internet. Pindorama possui cerca de 15 mil habitantes e fica na microrregião de Catanduva, distante a 64 quilômetros de São José do Rio Preto.

Segundo Monise, sua mãe começou a sentir febre, e sintoma persistiu por alguns dias, depois que ela retornou de uma viagem a São Paulo, para tratar de negócios de interesse do município. A própria prefeita falou, por telefone, na quinta-feira, para o repórter Rodrigo Lima, do Diário da Região, que estava bem. “Estou passando super bem. Estou esperando o resultado do exame que eu fiz. Isso demora um pouco. Sigo aqui isolada e sozinha”.

Mas o quadro clínico dela se agravou um pouco e precisou ser internada numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Domingos em Catanduva.

“Primeiramente gostaria de deixar bem claro não informamos e nem divulgamos nenhuma informação antes, até então, porque estávamos aguardando o resultado de alguns testes que estavam ocorrendo”, disse a filha Monise, acrescentando que diante das especulações e fak-news nas redes sociais resultou gravar e divulgar o depoimento para prestar informações de forma correta.

O quadro de saúde da prefeita, que é advogada e no próximo dia 11 de junho completará 60 anos, está estável. “Ela permanece estável. Está em UTI em isolamento, recebendo toda atenção dos médicos e enfermeiros do Hospital São Domingos, para os quais não tenho nenhuma palavra para expressar a nossa gratidão, que é imensa e eterna”, afirmou a filha. “Está respirando sem a necessidade de aparelhos. E não está entubada. Os testes chegaram e infelizmente o resultado veio como positivo para coronavirus”.

Ainda segunda a filha, a prefeita está consciente, recebendo o tratamento e procedimentos orientados pelo Ministério da Saúde. “Minha mãe, antes de ser prefeita, é um ser humano e como tal, assim como eu ou qualquer outra pessoa, está propicia a se infectar”, afirmou Monise. “A probabilidade do contagio de ter sido em São Paulo é grande. Ela esteve em São Paulo, antes de ter os princípios dos sintomas, para tratar de interesses da cidade, mas precisamente na CDHU”.

"Não é uma gripezinha"

“Vivemos uma pandemia de proporções inimagináveis”, ressaltou a filha da prefeita, pedindo para as pessoas que tiveram contato nos últimos dias com a chefe do Executivo de Pindorama para se isolarem em suas casas e ficarem atentas aos sintomas como tosse, mal estar, dor de garganta, falta de ar e febre. Se os sintomas se agravarem devem procurar uma unidade de Saúde, aconselhou.

Monise encerra a gravação do vídeo, agradecendo as orações da população pelo estado de saúde de sua mãe, e reforça para as pessoas se cuidarem e dá alguns conselhos. “A mensagem que deixou é: não julguem o que não cabe julgamento. O atual cenário desse país nunca exigiu tanta união e solidariedade entre nós brasileiros. Se pôr no lugar do próximo nunca foi tão importante, como está sendo neste momento. Por isso ouçam as recomendações dos órgãos de Saúde e se previnam. O virus é real e não se trata de uma gripezinha”.

Filha da prefeita, que é médica, grava vídeo para esclarecer estado de
saúde da mãe e afirma que coronavirus não se trata de "gripizinha"

Prefeita Maria Inês durante solenidade da entrega de Certificado de Incorporação ao Exército


Sempre atuante e com saúde a prefeita faz questão de estar presente em todos os eventos do seu município



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››