16 março 2020

Prefeito anuncia suspensão das aulas e pede para que a população fique em casa

Prefeito Edinho Araújo durante entrevista coletiva coletiva, concedida agora tarde na prefeitura, para falar sobre as providências adotadas para combater o coronavirus (foto: Karol Granchi/ DLNews)


O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), acabou de conceder entrevista coletiva na Prefeitura sobre as providências tomadas para conter o coronavírus. 

Edinho afirmou que a recomendação é, devido as gravidades do coronavírus, que os rio-pretenses fiquem em casa. "A nossa recomendação é que, as pessoas que puderem, fiquem em casa. Em suas casas", disse o prefeito, durante a entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (16), na prefeitura.

Segundo o prefeito, as aulas na rede municipal serão suspensas a partir de segunda-feira (23). Equipamentos públicos de lazer e cultura ficarão fechados por tempo indeterminado, entre os quais a Cidade da Criança, parques ecológicos, biblioteca municipal, zoológico, piscinas públicas e centros de convivência.

O Festival Internacional de Teatro (FIT), que seria em julho, também foi adiado para o mês de novembro. 

Um caso confirmado

Até o momento, Rio Preto registra um caso de coronavírus, em teste realizado pelo Hospital de Base (HB). A paciente é uma mulher, de 28 anos, residente de Rio Preto, que viajou para Alemanha, França e Bélgica e retornou ao Brasil no dia 10 de março. Ela está em completo isolamento domiciliar. A cidade tem outros 20 casos suspeitos.

Orientações
  
Seguem abaixo as decisões tomadas pelo Comitê Gestor do Coronavírus em Rio Preto:

1 – As aulas nas escolas municipais serão suspensas por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 23 de março, seguindo o mesmo protocolo do governo estadual. Pais, mães ou responsáveis por alunos que tiverem dúvidas serão orientados nesta terça e quarta-feira pela direção das escolas. Os pais que puderem, já devem manter os filhos em casa a partir desta terça-feira, sem prejuízo de faltas. Também serão suspensas as atividades de contraturno. 

2 – A Prefeitura baixou decreto oficializando as seguintes medidas administrativas: 

a) Cancelamento de férias e licença prêmio e de faltas abonadas dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal por tempo indeterminado. 

b) Suspensão do ponto digital em todas as repartições públicas, e orientação para que as empresas prestadoras de serviços ao município adotem o mesmo procedimento.

c) Os servidores com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas ou imunidade reduzida, com exceção dos profissionais de saúde e segurança, serão liberados para cumprir jornada em casa (sistema de home office).

d) Estão proibidas as aglomerações com mais de 100 pessoas no município. A secretaria da Fazenda já suspendeu a emissão de novos alvarás para eventos. 

e) Será disponibilizada uma linha telefônica 0800, operada pela Secretaria Municipal de Saúde e os planos privados de saúde, para tirar dúvidas sobre os sintomas da doença e como proceder caso eles apareçam.

3- Por medida de precaução, equipamentos públicos de lazer, esporte, educação e cultura estarão fechados a partir de amanhã (17), por tempo indeterminado, como a Cidade da Criança, CEU das Artes, Núcleos de Artes, Bibliotecas, CIECC (Planetário), Parques Ecológicos Danilo Santos de Miranda e Joaquim de Paula Ribeiro, Eco Santo Antônio, Zoológico Municipal, Piscinas Públicas, Centros Esportivos, Centros de Convivência de Idosos, Serviço de Convivência de crianças e adolescentes, entre outros. 

4 – A viagem do Trem Caipira marcada para o próximo dia 29 está suspensa, e o FIT (Festival Internacional de Teatro), realizado em parceria com o SESC, será adiado (proposta inicial: novembro). 

IMPORTANTE

- As informações sobre o coronavírus e as medidas de contenção continuarão sendo atualizadas diariamente pelo Comitê Gestor. 

- O Comitê reitera que as medidas preventivas são inadiáveis no plano de contingenciamento da doença, mas não há motivo para pânico. 

- Nossa recomendação é de que as pessoas que puderem fiquem em suas casas. Essa é a melhor forma de evitar a propagação da doença.


Secretaria da Saúde

A Secretaria de Saúde de Rio Preto já tinha anunciado, na última sexta-feira, dia 13 de março que, em breve, haveria em parceria com os convênios privados de saúde de Rio Preto, para implementar um telefone gratuito e exclusivo para atendimento de dúvidas das pessoas sobre o coronavírus (COVID-19). A ação faz parte do plano de contingência, elaborado pelo município, que já está em prática.
Além desse canal, a pasta também criou um comitê permanente, formado pelo secretário de saúde, Aldenis Borim, o assessor especial André Baitello, o virologista Maurício Lacerda Nogueira, a gerente da vigilância epidemiológica, Andreia Negri, e as chefes de departamento da Atenção Básica, Especializada e Urgência. O comitê tem o objetivo de debater e tomar decisões relativas ao coronavírus no município.
Na sexta-feira, a Secretaria realizou a capacitação “Novo coronavírus – COVID-19” para profissionais da saúde, no centro de convenções da Famerp. Participaram do evento em torno de 600 profissionais de Rio Preto e região. Durante o encontro, foram abordados os aspectos epidemiológicos da doença e a elaboração e execução do plano de contingência.
Durante coletiva de imprensa realizada, na sexta-feira, o secretário de Saúde reforçou algumas medidas que serão recomendadas à população, como: evitar locais com aglomeração de pessoas, evitar reuniões presenciais com mais de cem pessoas, manter ambientes com álcool gel e sempre que puder lavar as mãos com água e sabonete. “A prevenção é eficiente e temos a nosso favor a sazonalidade, pois os meses de maio até julho são os que mais nos preocupam”, reforçou.
 
Secretário de Saúde, Aldenis Borim, durante entrevista coletiva para falar sobre as providências para
combater o coronavirus em São José do Rio Preto

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››