26 março 2020

Comerciantes pressionam prefeito para reabertura do comércio

Prefeito Edinho Araújo se reúne com representantes da ACIRP. À direita, sentados no sofá,
o atual presidente Paulo Sader e o provável futuro presidente Kelvin Kaiser


Representantes da diretoria da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Rio Preto), entre eles o presidente Paulo Sader e o provável futuro presidente Kelvin Kaiser, estiveram reunidos hoje pela manhã com o prefeito Edinho Araújo (MDB). A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e o próprio Edinho gravou e postou um vídeo na internet para falar do encontro.

Segundo o prefeito, a reunião foi para avaliar os efeitos da campanha de combate ao coronavirus e da crise que afeta o comércio rio-pretense, principalmente os lojistas da área central que devido as normas para contenção do vírus foram obrigados a fecharem as portas dos seus estabelecimentos ao público.

Muitos comerciantes estão descontentes com a imposição, feita por meio de decreto do prefeito, para que o atendimento ao público fosse suspenso. Os empresários alegam que estão tendo prejuízos e poderão fechar de vez seus negócios se a medida se prolongar por mais tempo.

A gritaria dos comerciantes se alvoroçou ainda mais depois que o presidente Jair Bolsonaro se pronunciou em rede nacional de televisão dizendo-se contra o fechamento das escolas e dos estabelecimentos comerciais por causa do coronavirus. Ele até ironizou o problema dizendo tratar-se uma “gripezinha” e  “resfriadinho” que não iria ataca-lo porque tem corpo de atleta.

“Estamos avaliando o combate ao coronavirus sem perdemos de vista a situação econômica, o emprego e a renda”, disse o prefeito, acrescentando que tem se orientado sempre pela parte cientifica e técnica. Mas admitiu que poderá rever a situação do fechamento do comércio e tomar novas medidas a partir de segunda-feira. “Na próxima segunda novos decretos poderão ser emitidos. Vamos avaliar com cautela”.

Manifestação no sábado

Diversos comerciantes e empresários descontentes com o decreto do prefeito Edinho Araújo, que determinou o fechamento temporariamente das empresas por causa do coronavirus, estão se organizando para promover manifestação nesta sexta-feira, dia 27, às 10 horas da manhã defronte ao prédio da Prefeitura. Os comerciantes descontentes montaram até um grupo nas redes sociais para chamar os donos de lojas, de diversos segmentos, para a manifestação.

“Nosso prefeito Edinho Araujo vai nos ouvir e liberar a abertura do comércio e empresas da nossa cidade para que tudo volte ao normal”, diz a mensagem, que está sendo distribuída em vários grupos, pelos líderes do movimento. Eles fazem, no entanto, uma ressalva, pedem que idosos e enfermos devem permanecer em casa.


Postos de vacinação

A vacinação contra a gripe continua sendo feita em 27 pontos em São José do Rio Preto (confira na relação abaixo os locais). Devido a alta procura pela vacinação, a prefeitura colocou mais um posto de vacinação pelo sistema drive-thru. Já estão em funcionamento dois postos pelo sistema drive-thru o Centro Regional de Eventos e o Parque Ecológico da Região Norte.

O novo local de vacinação pelo sistema drive-thru é no Parque Tecnológico, localizado na avenida Abelardo Menezes, 1001, próximo da UNIP e do antigo IPA (Instituto Penal Agrícola).

O horário de funcionamento destes postos é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. A medida tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas dentro das unidades, diante dos casos suspeitos e confirmados em São José do Rio Preto.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››