24 março 2020

Começou hoje a campanha de vacinação contra gripe


 
Vacinação no sistema drive-thru montado no Centro Regional de Eventos em São José do Rio Preto
Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começou nesta terça-feira, 24 de março, em São José do Rio Preto e tem como público-alvo para a primeira etapa idosos e profissionais de saúde. Neste ano, a imunização em Rio Preto não será feita nas unidades de Saúde, mas em escolas e outros equipamentos públicos.

Em dois pontos da cidade – Centro Regional de Eventos e no Parque Ecológico da Região Norte --, também haverá atendimento por meio do sistema de drive-thru, no qual a pessoa não precisa descer do carro para receber a dose. A medida tem por objetivo evitar a aglomeração de pessoas dentro das unidades, diante dos casos suspeitos e confirmados de coronavírus (COVID-19) no município.

A vacinação nas escolas e outros equipamentos públicos será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Nos dois pontos de drive-thru – Centro Regional de Eventos e Parque Ecológico da Região Norte – a vacinação será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Nesses locais de drive-thru os idosos serão imunizados dentro dos veículos, bastando apenas apresentar os documentos pessoais. Nestes locais, não haverá vacinação fora do carro.

Enquanto no sistema drive-thru será feita apenas a vacinação contra gripe, nas escolas e outros equipamentos públicos também será feita a vacinação de rotina. Sendo assim, as salas de vacina das UBS e UBSFs ficam temporariamente transferidas para esses locais.

Também a partir desta terça-feira, as equipes de imunização da Secretaria de Saúde iniciam a vacinação nas casas de repouso e Institutos de Longa Permanência (ILPIs). As 45 instituições da cidade vão receber as equipes para imunizar os cerca de mil idosos que frequentam ou vivem nesses locais.

Em Rio Preto, a estimativa é que sejam vacinados 18.759 profissionais da saúde e 57.373 idosos.

Etapas

Diferentemente de informações que têm circulado na internet, a vacinação não é feita em ordem alfabética. Assim como nos anos anteriores, a campanha é dividida em etapas, de acordo com grupos prioritários. São três fases: a primeira, de 24 de março a 15 de abril, será para a imunização de idosos institucionalizados ou não e dos profissionais da Saúde.

Na segunda etapa, de 16 de abril a 8 de maio, serão incluídos professores, portadores de doenças crônicas e forças de segurança.

Na terceira e última etapa, que começa em 9 de maio, serão incluídas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos com idades de 55 a 59 anos.

Ainda no dia 9 de maio, está marcado o Dia de Mobilização Nacional, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a vacinação. A campanha segue até o dia 22 de maio.

Estimativa

A estimativa é de que 15,5 milhões de pessoas sejam imunizadas no Estado de São Paulo. Em Rio Preto, o público-alvo da campanha é de 172 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Locais

Confira no quadro abaixo os locais de vacinação em São José do Rio Preto:



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››