22 março 2020

Campanha de vacinação começa terça-feira nas escolas

Campanha exclusiva para idosos começa nesta terça-feira, dia 24, em 27 escolas da cidade


A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começa na próxima terça-feira, 24 de março. Assim como nos anos anteriores, será feita de forma escalonada, ou seja, terá três etapas: a primeira, de 24 de março a 15 de abril, será para a imunização de idosos institucionalizados ou não e os profissionais da Saúde.

Neste ano, com a pandemia de Coronavírus, o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19, inovou e a vacinação será realizada em 27 escolas próximas às unidades de saúde de cada bairro.

A decisão foi tomada para evitar aglomerações nas unidades básicas de saúde e para evitar que idosos tenham contatos com pessoas que possam estar contaminadas com a gripe.

Também serão oferecidos dois postos de vacinação em formato de drive-thru, onde o idoso chega com o carro, não precisa descer e toma a vacina ainda no veículo.

“Tomamos essa medida para a segurança dos idosos. Não queremos que eles circulem pela cidade nem por um curto período. Aqueles que tem carro e puderem tomar a vacina dentro do veículo, iremos atender”, afirmou o secretário de Saúde, Aldenis Borin.

Os postos de vacinação neste formato foram montados no Centro Regional de Eventos e no Parque Ecológico “Dr. Joaquim de Paula Ribeiro”, na Região Norte.
Na segunda etapa, de 16 de abril a 8 de maio, serão incluídos professores, portadores de doenças crônicas e forças de segurança.

Na terceira e última etapa, que começa em 9 de maio, serão incluídas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, privados de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos com idades de 55 a 59 anos.

Ainda no dia 9 de maio, está marcado o Dia de Mobilização Nacional, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a vacinação.

A campanha segue até o dia 22 de maio. A estimativa é de que 15,5 milhões de pessoas sejam imunizadas no Estado de São Paulo. Em Rio Preto, o público-alvo da campanha é de 172 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

A partir de terça-feira, as equipes de imunização da Secretaria de Saúde iniciam a vacinação nas casas de repouso e Institutos de Longa Permanência (ILPIs). As 45 instituições da cidade vão receber as equipes para imunizar os cerca de mil idosos que frequentam ou vivem nesses locais.

Este ano, a campanha de vacinação contra a Influenza foi antecipada. Normalmente, começa em abril. “É uma estratégia importante porque garante a imunização das pessoas com fatores de risco para complicações antes do período de maior circulação do vírus Influenza. Considerando a situação mundial do coronavírus, a antecipação da vacinação também é positiva porque reduz o número de pessoas com quadros respiratórios decorrentes da Influenza procurando os serviços de saúde”, afirma a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Barcelos.

Vacina contra Influenza

Este ano, a vacina contra Influenza é trivalente e protege contra os vírus da Influenza A H1N1 (pdm09), Influenza A H3N2 e Influenza B. Não há contraindicações, ao contrário: é eficaz e protege contra os três tipos de vírus, que são os de maior circulação.

Confira abaixo a relação de escolas que serão postos de vacinação:


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››