24 fevereiro 2020

Senado e câmaras municipais prestam homenagens ao Rotary

Senadora Leila Barros ao lado de Mário Carrijo e do diretor do Rotary Internacional, Mark Maloney, durante homenagem 


Esta semana diversas casas de leis em todo o País prestaram homenagem aos 115 anos de fundação do Rotary Internacional. Com as galerias lotadas a Câmara Municipal de São Paulo e o Senado realizaram sessões solenes no último dia 20 com objetivo de homenagear o Dia do Rotariano, comemorado em 23 de fevereiro.

A associação, fundada em 1905, trabalha para unir voluntários com o objetivo de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz internacional. Em 2019 a Fundação Rotária investiu cerca de R$ 4 milhões de dólares em projetos humanitários no Brasil.

Na capital paulista o autor da homenagem neste ano foi o vereador Gilson Barreto. A solenidade contou com a presença do ex-vereador Antonio José da Costa, autor da lei que criou o Dia do Rotariano em São Paulo. Ele destacou que os rotarianos tiveram grande participação na criação da Universidade de São Paulo (USP) e na fundação do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, o maior hospital público do País. “Além de ser comemorado o Dia do Rotary, as comemorações são também para o mês mundial da paz, que é um dos nossos objetivos”, frisou o vereador.

O Senado realizou também sessão especial para homenagear o Rotary Club International pelo seu aniversário. O Rotary é uma das maiores organizações sociais e filantrópicas do mundo. A sessão também serviu para marcar o centenário da Fundação Rotária, braço financeiro da instituição.

O autor do requerimento solicitando a sessão especial foi o senador José Serra (PSDB-SP). Ele explicou que o Rotary busca estimular líderes comunitários, homens de negócios e profissionais a ele filiados a empreender serviços à sociedade, além de incentivar o comportamento ético entre seus associados e nas suas relações profissionais e de negócios.

O diretor do Rotary International no Brasil, José Ubiracy Silva, discursou na sessão. Ele afirmou que os associados do Rotary trabalham com disposição dos projetos organizados pela instituição porque “servir a humanidade é a melhor obra de uma vida”.

Silva aludiu ao principal projeto conduzido pelo Rotary, o PolioPlus, esforço pela erradicação da poliomielite (paralisia infantil), que existe há 32 anos e contribuiu para extinguir a forma endêmica da doença em praticamente todo o mundo. Segundo o diretor, o Rotary brasileiro está disposto a colaborar de forma semelhante com as autoridades brasileiras para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chicungunha.

O Rotary International está presente em 219 países, na forma de clubes que se organizam em 540 distritos regionais. O Brasil tem 38 distritos. Vera Lúcia Camilo Ribeiro, governadora do distrito que abrange Distrito Federal, Goiás e Tocantins, também falou na sessão. Ela lembrou que a instituição é a única organização não-governamental (ONG) do mundo com cadeira na ONU, onde atua como observadora.

O senador José Serra, idealizador da sessão especial, prestou homenagem aos rotarianos presentes e destacou o fato de que o Rotary é “campeão mundial” de investimento em capital social e em número de voluntários. Ele afirmou que, quando foi ministro da Saúde (1998-2002), o Rotary foi um dos maiores parceiros em ações conjuntas.

Região
Em São José do Rio Preto o vereador Coronel Jean Charles Serbeto também requereu sessão solene para prestar homenagens ao Rotary. Em Bady Bassitt não houve homenagens ao Rotary. Pelo contrário, No começo do ano o prefeito Luiz Tobardini (PSDB) mandou retirar drasticamente o monumento que o Rotary Clube local tinha instalado na entrada da cidade.

História
O Rotary International foi fundado em 1905, na cidade de Chicago (Estados Unidos), por um grupo de amigos liderado pelo advogado Paul Harris. A intenção do grupo era promover encontros sociais entre profissionais e unir esforços para realizar projetos de melhoria da comunidade. A ideia se expandiu para outras cidades, países e continentes.
A Fundação Rotária foi concebida e criada em 1917 para constituir um fundo concentrado de captação de recursos a serem utilizados em projetos de alcance global. Desde então, ela já recebeu mais de US$ 1 bilhão em doações e contribuições ao longo de sua história.

Solenidade de homenagem ao Rotary na Câmara dos Vereadores de Florianópolis, em Santa Catarina

Rotarianos sendo homenageados pela Câmara Municipal de Garça, no interior paulista

Antonio José da Costa, idealizador da crianção do Dia do Rotariano em São Paulo

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››