07 fevereiro 2020

Bloco Saci promove o "Saciricando" para ajudar Creche no Estoril

Bloco do Saci, que tem a participação do secretário da Cultura, Pedro Ganga (segundo agachado à esquerda)


Este ano o Bloco do Saci vem com uma proposta diferente unindo o carnaval, a alegria, a brincadeira e diversão com o social, através de uma parceria com o Centro Social Estoril e Creche Irmã Julieta, onde toda a verba arrecadada será revertida a esta entidade.

De acordo o advogado Manoel Neves Filho, um dos idealizadores da festa, o “Saciricando” é uma festa que engloba três eventos: um baile pré-carnavalesco, o “Caldinho do Saci” e o Bloco do Saci.

O baile pré-carnavlesco acontece neste sábado, dia 8, a partir das 20 h, no salão Green Gold do Centro Social Estoril. Serão várias atrações musicais como os grupos “Diga Bahia”, “Mistura Divina”, “As Chicas”, “Samba Cedrus” e o famoso “DJ Claudio Gorayeb”.

O “Caldinho do Saci” acontece no dia 15, próximo sábado, a partir das 13h, no Salão Green Gold do Centro Social Estoril. Nesse dia haverá a entrega das camisetas do Bloco do Saci e será uma tarde de samba animado pelo Grupo “Virado pra Lua”, além das participações do cantor “Fabio Luiz” e do  “DJ Claudio Gorayeb”.

E finalmente o grande cortejo do Bloco do Saci no dia 22, sábado de Carnaval. A concentração, como sempre, será no Mercadão Municipal a partir das 12h. A animação ficará por conta do grupo “As Chicas”. A saída do cortejo será às 13h30 pela rua Antônio de Godoy, seguindo por ela até a rua Marechal Deodoro da Fonseca, descendo no sentido da avenida Alberto Andaló, até a rua João Teixeira, seguindo depois até a rua Adolfo Lutz e por ela até a Praça da Figueira, na rua Silva Jardim, local onde acontecerá a dispersão do Bloco do Saci. Na Praça da Figueira será montado uma estrutura de palco e barracas para receber o público, com a animação dos grupos “Cinco no Samba” e “As Chicas”.

Histórico do Bloco do Saci

Fundado há 16 anos, o Bloco do Saci é o mais longevo e participativo bloco de Carnaval de rua da cidade. Sempre participou dos desfiles organizado pela prefeitura de Rio Preto, fazendo seu cortejo nos sábados de carnaval e tendo como ponto de partida o Mercado Municipal para depois percorrer as ruas do centro em direção à Vila Aurora e adjacências desde sua criação.

De forma ininterrupta, desde 2003, o Bloco do Saci marcou presença todos os anos, de forma oficial, no Carnaval Rio-pretense, trazendo para rua a família desde os avós até as crianças de colo que participam do cortejo, com alegria e disposição. Manoel Neves explica que como existem muitos idosos no grupo neste ano foi contratado até um sistema transporte confortável para quem não consegue caminhar.

O Bloco foi criado no contexto das atividades culturais da Sacis, a Saciação de Amigos e Criadores Interioranos de Sacis, e tem sido fiel, desde sua fundação, no propósito de preservar a cultura carnavalesca de blocos e marchinhas. O Bloco do Saci tem em seu currículo, também, o fato de ter sido padrinho de fundação do Bloco do Xiquinho, que depois se transformou em Bloco do Vasco, da associação cultural que leva o mesmo nome, com sede no biarro Boa Vista.

Este ano de 2020 o Bloco do Saci estará apadrinhando o Bloco “As Chicas”, que sairá pela primeira vez. A cada ano, o Bloco do Saci abriga um tema, seja cultural, seja político, mas sempre de interesse coletivo e da participação democrática. Como característica própria ainda, o Bloco do Saci a cada ano elege um rei ou uma rainha, para dar colorido especial à festa. Em anos anteriores já empunharam o bastão como Rei Momo o ex-vereador Antonio Molino e o jornalista José Carlos Pontes, o popular Zé Galinha.

Interessados em participar do bloco, podem obter mais informações com Manoel Neves Filho e Dinho Costa, respectivamente pelos telefones (17) 99166-2737 e (17) 99732-0733 ou ainda pelo e-mail sacis@gmail.com

Integrantes do Bloco do Saci durante concentração defronte ao Mercado Municipal de Rio Preto

O jornalista José Carlos Pontes, o Zé Galinha, empunha o cetro como Rei Momo do Bloco do Saci

Outra concentração do Bloco Saci defronte ao Mercadão de Rio Preto (foto: reprodução Facebook)

Integrantes do Bloco do Saci durante concentração defronte ao Mercadão (foto: reprodução Facebook)

Num ano onde o amarelo predominou, integrantes do Bloco do Saci fazem pose com Pedro Ganga e Deodoro Moreira

Neste ano a cor predominante foi a rosa para o Bloco do Saci desfilar pela avenida

A tradição vem sendo mantendo faz quase 20 anos em todos os sábados de Carnaval: a concentração no Mercadão

O advogado Manoel Neves Filho (de camiseta verde) ao lado do colega Fábio Renato 

O ex-vereador Antonio Molina trajado como Rei Momo faz pose ao lado de integrantes do Bloco do Saci


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››