![]() |
Ex-lavador de carros se deu bem no ramo e agora fatura R$ 1,6 milhão por ano |
O Jornal Folha do Povo conta a história do ex-lavador de
carros que cria franquia de lava-rápido sem custo fixo e fatura R$ 1.6 milhão
em um ano. A rede de franquias Top Spa Car, do ramo de estética automotiva
e lava-rápido adaptado para concessionárias, possui 42 unidades em operação com
investimento inicial a partir de R$55 mil
Anderson Macena era lavador de carros e morava de favor em um quarto
de funilaria. A vontade de vencer falou mais alto e o que não faltou foi
determinação para alcançar seus objetivos. Hoje é um empresário de sucesso,
proprietário da franquia Top Spa Car, franquia de lava-rápidos adaptados para
concessionárias e fornece tecnologias exclusivas de estética automotiva. No
último ano conquistou faturamento de R$ 1.6 milhão e gerou mais de 500 empregos
diretos. A expectativa é crescer em faturamento mais 50% neste ano.
Dessa forma, a marca que atualmente possui 42 unidades em operação
e tem a expectativa de abrir 24 novas unidades em 2018, em cidades como
Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. O modelo de negócios da marca requer um
investimento entre R$ 55 a R$ 230 mil. A rede está presente nos estados de São
Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará.
A Top Spa Car faz todo o relacionamento com as concessionárias
para conseguir os respectivos pontos. Os proprietários das concessionárias não
são os franqueados, por este não ser o core business deles. As revendedoras
ganham uma porcentagem variável na venda de serviços complementares.
Dentro deste formato, o franqueado não tem custos com aluguel,
água e luz, já que tudo isto faz parte do espaço da concessionária. Ele também
tem a segurança de que o seu público alvo estará no espaço do negócio com alto
potencial de compra, além da oferta de serviços exclusivos de estética
automotiva, que são atrativos tanto para carros novos quanto para veículos
usados.
De ex-lavador de carros a dono de franquia
Quando Anderson Macena morara de favor em um quarto de funilaria,
em São Bernardo do Campo, para retribuir a gentileza, voluntariamente, ajudava
o proprietário do local com os serviços de reparos. Prestativo, ele gostava de
tudo muito organizado e tinha o hábito de sempre arrumar o carro para
entregá-lo com a melhor aparência possível.
Logo, pensou em ofertar os serviços de higienização para também
ter sua própria remuneração. O capricho e a determinação de Macena começaram a
chamar a atenção da clientela. Em quatro meses ele já tinha clientes que
buscavam apenas pelos serviços de higienização. Aos poucos foi conquistando sua
própria renda e fazendo capital para conquistar seu próprio espaço. A
vontade de crescer fazia o empreendedor trabalhar até 14 horas por dia. O
esforço valeu a pena e logo ele conseguiu alugar um local maior para montar seu
próprio lava-rápido.
Detalhes fazem sucesso
Dedicado, ele começou a se destacar por ser detalhista na
prestação de serviços e carismático com os clientes. A reputação de Macena chegou
até um funcionário de uma seguradora que o indicou para atuar em uma
concessionária, responsável por fazer a revisão de veículos prejudicados por
uma enchente. Foi aí que o empreendedor identificou um gap de mercado, o
funcionamento de lava-rápidos dentro de concessionárias para atender carros
agendados para revisão.
Ousado, ele mesmo propôs ao dono da concessionária que continuasse
prestando os serviços. Em troca o estabelecimento recebia uma porcentagem por
veículos lavados. Como era uma proposta rentável para ambos os lados, a
parceria continuou. Logo, surgiu a oportunidade para prestar o mesmo
atendimento em outras lojas do mesmo dono.
O avanço era animador, mas sinaliza também desafios, já que havia
apenas uma máquina a vapor que precisava ser realocada, simultaneamente, em
diferentes locais. Ao invés de desistir, ele optou por buscar uma solução e foi
atrás de equipamentos usados. Teve também que treinar colegas para lavar os
carros, seguindo exatamente o padrão de qualidade que ele estabeleceu desde o
início.
Nasce a franquia Top Spa Car
Após três anos neste ritmo e com uma fórmula promissora de
negócio, Macena, sentiu que era hora de dar mais um importante passo para
crescer. Com um planejamento amparado por números lucrativos, o empreendedor
decidiu que era hora de transformar o lava-rápido em franquia.
O primeiro passo foi buscar o auxílio de uma instituição de
confiança para entender como seria a transformação e analisar a viabilidade.
Consultou, então, algumas instituições e sentiu na Endeavor, organização de
apoio aos empreendedores, a segurança necessária para seguir as diretrizes.
Entre elas as questões burocráticas e a padronização da imagem, qualidade e
treinamento operacional deveriam ser formalizadas em documento.
Com a evolução do projeto, o empreendedor investiu ainda mais em
tecnologias para aprimorar a performance do negócio. Criou uma máquina de
higienização automatizada de veículos, capaz de reaproveitar até 95% da água
utilizada e diversos outros serviços exclusivos e complementares, dentro do
conceito de Car Care.
0 comentários: