quarta-feira, 20 de maio de 2020

Unesp de Marília produz máscaras para profissionais da saúde



No campus da Unesp de Marília estão seno produzidos protetores faciais para os funcionários dos hospitais


Professores e funcionários do campus de Marília da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) colocaram literalmente as mãos na massa para a confecção de protetores faciais.  Os protetores faciais são feitos em impressora 3D e montados por funcionários de diferentes setores da unidade. Ao todo, 95 máscaras já foram doadas e outras 150 já estão prontas para serem entregues.

O diretor do câmpus, Marcelo Navega, e a professora do curso de Terapia Ocupacional, Luciana Baleotti, contam como surgiu a iniciativa e como o trabalho desenvolvido reflete o compromisso da universidade pública com a comunidade.

“Nós desenvolvemos pesquisas em tecnologias de reabilitação e com a chegada do Covid tivemos a ideia de usar a impressora 3D para ajudar os profissionais da saúde”, informa a professora Luciana. “Foi um meio de contribuir para o pessoal a saúde que cuida da nossa saúde. Acetato usado na confecção dos protetores é transparente, atendendo todas as normas da Anvisa”. 

A professora Luciana ressalta que a ideia contou com apoio desde a direção dos professores e de todos os funcionários. “Temos muita gente envolvida e é um trabalho que está sendo feito por várias mãos, de todos os setores”.

O professor Marcelo frisa que o trabalho da confecção dos protetores mostra o engajamento dos profissionais da Unesp para atender as instituições parceiras. “São nossos parceiros porque recebem nossos alunos para o desenvolvimento dos nossos cursos”, destaca o professor.

Secretaria Municipal da Saúde, Santa Casa de Misericórdia de Marília e APAE já receberam as máscaras confeccionadas por projeto na Faculdade de Filosofia e Ciências. Ao todo já foram feitas 245 fac Shields e enviadas para instituições de saúde parceiras da universidade.

Professora Luciana Baleotti  explica que a ideia contou com a colaboração de todos os funcionários

Professor Marcelo afirma que a doação é uma forma de retribuir a ajuda que as instituições fazem para a Unesp

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››