quinta-feira, 16 de abril de 2020

Nada de pneus velhos jogados em qualquer lugar em Nova Aliança

Somente em 2020 já foram recolhidas 57 toneladas de pneus velhos em Nova Aliança



Nada de pneus usados jogados por aí. Essa é a ordem dada em Nova Aliança pelo prefeito Vandil Baptista Casemiro (PDT). Somente neste ano já foram recolhidos quase 57 toneladas de pneus velhos em todo o município.

E de pneus o prefeito Vandil pode falar com tranquilidade que ele entende do assunto. Pois trabalhou mais de 20 anos nesse ramo, seja em borracharia ou em indústria de recauchutagem de pneus.

Demora na decomposição

Estima-se que o tempo de decomposição dos pneus seja de 600 anos. Com essa demora, se descartado de forma incorreta, poderá provocar inúmeros danos ao meio ambiente.

 Pneus velhos descartados de forma incorreta podem contribuir para o entupimento das redes de esgoto, dos rios e das galerias pluviais, causando inundações e poluindo rios e o solo. Além disso, os pneus descartados ocupam espaço considerável nos aterros sanitários e, se incinerados de forma incorreta, tornam-se agentes altamente poluentes da atmosfera.

Só no Brasil, a produção de pneus é de 40 milhões de toneladas por ano e o descarte de pneus velhos é de assustadores 160 milhões de unidades pelo mesmo período. Sabedor de todos esses males, por isso o prefeito Vandil fala da importância do recolhimento dos pneus para reciclagem.

Parceria

Cem pneus derretidos se transformam em 150 quilos de carvão mineral, 75 quilos de aço e 125 litros de óleo. Além disso, o gás produzido é usado para alimentar as caldeiras onde os pneus são derretidos para serem transformados em pneus novos.

Em Nova Aliança a prefeitura realiza trabalho em conjunto com a empresa Barrela Pneus, que aplica a logística reversa de pós-uso de pneus. Outro ponto importante destacado pelo prefeito é que os pneus usados podem se transformar em focos de criadouros do mosquito da dengue.

Todo mês vem um caminhão da empresa para recolher os pneus velhos descartados nas ruas

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››