sexta-feira, 27 de março de 2020

Morre em Mendonça jovem de 18 anos com suspeita de coronavirus

Jovem de 18 anos foi atendida na UBS central de Mendonça e faleceu sob suspeita de coronavirus


A cidade de Mendonça registrou nesta sexta-feira (27) o primeiro caso suspeito de coronavirus. Uma jovem de 23 anos faleceu, após dar entrada pela manhã na Unidade Básica de Saúde (UBS) Olavo Amaral com queixa de falta de ar e febre. Ela relatou aos médicos estar sentindo esse sintoma relacionados com a doença há dois dias.

Segundo nota da assessoria de imprensa da Prefeitura de Mendonça, a jovem disse que resolveu procurar a UBS porque os sintomas se agravaram. Por ser asmática, ela fazia parte do grupo de risco.

No curto período que esteve na unidade a febre aumentou e ela sentiu-se mal, sofrendo com o princípio de uma parada cardíaca revertida.

A UBS notificou o Serviço de Vigilância Epidemiológica e enviou o material coletado para análise no Instituto Adolfo Lutz, seguindo os protocolos instituídos para essa pandemia. O resultado deve sair entre três a quatro dias.
A jovem, que não teve o nome divulgado, morava fazia pouco tempo em Mendonça com o padrasto, uma irmã e o namorado. A mãe está morando temporariamente em Barretos para tratamento médico.  As informações são de que a jovem veio recentemente da cidade de Sales.

Segundo o médico Francisco Xavier, coordenador da Saúde em Mendonça, o óbito ocorreu às 9h30 na UBS e o caso foi classificado como suspeito perante o quadro de síndrome respiratório agudo. Mas ressaltou que é preciso aguardar o resultado dos exames do Instituto Adolfo Lutz.

Vice-prefeito pede calma

O vice-prefeito Juliano de Oliveira (PTB) informou que a prefeitura já tinha programado para essa semana a desinfecção dos pontos de maior fluxo de pessoas na cidade, como as ruas próximas das duas UBSs, rodoviária, praça central e pontos de ônibus.

“Pedimos para que a população não entre em pânico, todas as medidas preventivas estão sendo feitas para conter qualquer tipo de contagio dessa doença em nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito. “Continuamos seguindo as normas do decreto baixado pelo governador João Dória quanto ao fechamento das escolas e comércio em geral e estamos orientando a todos para que tomem os cuidados de higienização e, se possível, não saiam de casa, principalmente os mais idosos e pessoas dos grupos de riscos”.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››