domingo, 3 de novembro de 2019

Instituto Alarme inaugura espaço revitalizado para funcionamento de escola


Flávio Amaro, presidente do Instituto Alarme, ressalta o trabalho pioneiro do Lions Clube na fundação da instituição

Sexta-feira, 1º de novembro, quando se comemora o Dia de Todos os Santos, foi também uma data festiva para o Instituto Alarme. A instituição inaugurou o espaço totalmente revitalizado para o funcionamento da escola Helaine Munia. O local ganhou novas salas de aula, com ar condicionado e móveis novos. O evento contou com a presença do prefeito Edinho Araújo e do governador do Lions Internacional, Gustavo Gil Almeida.

O presidente do Instituto Alarme, Flávio Amaro, fez uma cronologia dos principais fatos históricos desde o surgimento do Consorcio Intermunicipal destinado ao abrigo para os menores. Destacou que a iniciativa partiu dos integrantes do Lions, no final dos anos 40 e início dos anos 50. “Foi graças ao Lions que essa semente brotou e germinou”, revelou o presidente do Alarme.

No começo foram 18 prefeituras que se uniram para formar o Consórcio e construir esse abrigo. Com o passar dos anos, o Consórcio foi destituído e um grupo de voluntários assumiu a direção da Associação Lar de Menores (Alarme). Até 1993 a entidade ainda funcionou como internato.

As dificuldades foram muitas e aos poucos a instituição foi moldando sua vocação para a área educacional. Hoje o Instituto Alarme é mantenedor de cinco instituições. E uma delas é a escola Helaine Munia, nome de uma educadora que muito fez por São José do Rio Preto. Creuza Manzalli, uma das diretoras do Alarme, também referenciada por ser uma das baluartes da escola, disse que felizmente Helaine Munia viu seu nome sendo dado à escola ainda em vida.

O diretor Aristides Ulian discursou e enalteceu o trabalho da Creuza Manzalli e do atual presidente Flávio Amaro. "São dois baluartes". Sem eles a escola Helaine Munia não existiria. O prefeito Edinho Araújo parabenizou o “Lions Clube, instituição internacional que tanto tem feito pela nossa cidade” e enalteceu o trabalho desenvolvido a quase 60 anos por várias diretorias que se dedicam voluntariamente.

Flávio Amaro afirmou que o Instituto Alarme ocupa área de 24 mil metros quadrados numa área privilegiada da cidade. Disse que a meta é transformar o Instituto em uma fundação para que não se corra o risco de futuras diretorias, na ânsia de fazerem o que bem entenderem vendam ou permutam essa área, visando interesses comerciais. Flávio afirmou que a escola possui características diferentes de todas as demais escolas do município. “A começar que é uma escola em período integral e com ensino diferenciado”.

Diversas autoridades e representantes de entidade não-governamentais prestigiaram o evento

O governador do Lions, Gustavo Gil Almeida e sua esposa Maria Machado, visitaram todas as instalações da escola

Aristides Ulian discursa dizendo que Creuza Manzalli é o seu braço direito no Alarme

Prefeito Edinho Araújo hasteou a bandeira nacional ao lado de Flávio Amaro

Banda de Música da Polícia Militar abrilhantou o evento

Presidentes dos clubes de Lions de Rio Preto prestigiaram a inauguração da escola no Instituto Alarme

Escola Heliane Munia agora totalmente revitalizada e remodelada

Logomarca da escola Helaine Munia apresentada ao público

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››