terça-feira, 3 de setembro de 2019

Professor da UNESP fará palestra no maior evento da agricultura irrigada do Noroeste Paulista

Professor Doutor Fernando Braz Tangerino será um dos palestrantes do IrrigaShow 2019

O Professor Doutor Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP é um dos palestrantes do IrrigaShow 2019. O evento é o maior da área de irrigação do Estado de São Paulo e acontece nos dias 4 e 5 de setembro em Campos de Holambra Paranapanema (SP). O encontro tem o objetivo de promover e disseminar informações sobre práticas sustentáveis para a agricultura irrigada.
Fernando Tangerino abre o evento com a palestra “Manejo da Irrigação em Solos Arenosos” em que fará um panorama da agricultura irrigada no Brasil e apresentará questões técnicas para aumentar a produtividade do uso da água com base em pesquisas e experiências na região.
“É muito importante para os irrigantes entenderem a importância do cálculo assertivo da Capacidade de Água Disponível (CAD) e as peculiaridades de cada tipo de solo para avaliar o quanto irrigar. Se feito de forma correta, a avaliação pode representar economia de energia e água e aumento de produtividade e da lucratividade”, disse o professor. Também em pauta estará a evapotranspiração e emissores ideais para fazer a irrigação em solos arenosos.
Conhecida há 30 anos como o “corredor da fome”, o sudoeste paulista é hoje responsável por 50% de toda a área irrigada no estado e trouxe prosperidade para a região em forma de empregos, tecnologia e produção de alimentos.
Outras palestras no IrrigaShow serão "Tecnologia de manejo da irrigação em pivô central via smartphone", com o professor da USP Rubens Coelho; "Construindo margens no promissor futuro do agronegócio", com Marcos Fava Neves, professor da FEA/USP; "Irrigação e a legislação ambiental" com Samanta Pineda, advogada e apresentadora do Terra Viva. Max Gehringer fecha o IrrigaShow falando sobre “Gestão de mudanças”. Veja a programação completa aqui: http://www.irrigashow.com.br/page/programacao

Professor Fernando Tangerino explica os cuidados no manejo da irrigação em solos arenosos e como conseguir a maior produtividade da água


SERVIÇO - Canais de Comunicação operados pela UNESP Ilha Solteira
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira publica regularmente informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no Noroeste Paulista em seu BLOG em http://irrigacao.blogspot.com e também mantém canais adicionais de informação como se segue:

- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão emhttp://clima.feis.unesp.br

- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.feis.unesp.br/irrigacao

- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br

- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada:  https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar

- Informações também em (018) 3743-1959

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››