quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Produtores rurais da região fornecem 50 t de alimentos por mês

Mais de 84% do total dos estabelecimentos agropecuários brasileiros pertencem a grupos familiares


Cerca de 200 agricultores da agricultura familiar fazem parte do Sindicato dos Trabalhadores de Agricultura Familiar de Nova Aliança e Potirendaba (Sintraf). De acordo com o presidente Osvaldo Ribeiro, a produção dos associados é de 50 toneladas por mês entre frutas, legumes e verduras.Grande parte da produção é vendida para a merenda escolar de São José do Rio Preto, Monte Aprazível, Ipiguá e de Catanduva.

Osvaldo informa que os produtores levam os produtos até a central da CooperRio, a cooperativa de alimentos, que cuida da comercialização e entrega. “A nossa cooperativa possui dois caminhões e loca outros dois para realizar as entregas”. A cooperativa funciona, com duas câmaras frias para preservação dos alimentos, na zona rural de Talhados, distrito de São José do Rio Preto e possui 30 estufas para o plantio de hortaliças no distrito de Engenheiro Schmidt.

Morador na Agrovila de Nova Aliança, Osvaldo afirma que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das iniciativas do Governo Federal mais bem vista pelos agricultores familiares. Em 2017, 84% dos municípios compraram diretamente da agricultura familiar e de suas organizações, e 56% atenderam o percentual de compra mínima de 30%.

Segundo a Organização da ONU (Organização das Nações Unidas), a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos e preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta. No Brasil, a agricultura familiar é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população, como o leite (58%), a mandioca (83%) e o feijão (70%).
Para se tornar sócio do Sintraf é necessário fazer o cadastro e pagar mensalidade de R$ 20. O sindicato é o único órgão em Nova Aliança que pode fazer homologações de rescisões trabalhistas e pode ajudar os agricultores na obtenção da aposentadoria.

Osvaldo Ribeiro, presidente do Sindicato da Agricultura Familiar em Nova Aliança

Agricultura familiar: empreendimento que dá certo


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››