domingo, 1 de setembro de 2019

Lions sedia workshop de bonsai, a arte japonesa de cultivar miniaturas de árvores

Workshop de Bonsai, realizado neste final de semana na sede do Lions Clube de Rio Preto



O Lions Clube Centro de São José do Rio Preto sediou neste final de semana o 1º Wokshop do Clube de Bonsai de São José do Rio Preto. Fundado em 2015, o clube rio-pretense convidou o engenheiro agrônomo Carlos Tramujas, membro da Associação Paranaense de Bonsai e um dos sócios da Bonsai do Campo, maior viveiro de produção e comercialização de bonsai na América Latina, para ministrar o workshop aos aficionados por essa arte de cuidar de árvores em miniaturas. O Bonsai do Campo cultiva cerca de 350 mil bonsais em uma área de 57 hectares.

Embora a palavra “bonsai” seja japonesa, a arte teve origem 700 a.C no império chinês. Originalmente, apenas a elite da sociedade praticava a arte com espécies nativas e assim elas foram espalhadas pela China como presente de luxo. Introduzida no Japão, os japoneses provavelmente devido a influência do Budismo e ao fato de que o Japão tem apenas 4% do tamanho da China passaram a cultivar diversas espécies de bonsai.

Apesar de parecer um passatempo extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura é, por si só, mais complexo do que a jardinagem comum e tem atraído, cada vez mais, um número maior de adeptos por essa planta. Em São José do Rio Preto, o analista de sistemas João Curado, membro do Lions Clube Sul e presidente da EMPRO (Empresa Municipal de Processamentos de Dados) foi um dos fundadores do Bonsai Clube local. “Para mim o mim o bonsai é uma excelente terapia”, afirma.

O presidente do Bonsai Clube Rio Preto, o funcionário público municipal João Porto, informa que o clube, fundado em 2015, conta com cerca de 30 associados e que no mês de outubro promoverá exposição no Shopping Cidade Norte com o objetivo de mostrar essa arte à população e atrair novos adeptos e associados. O comerciante fernandopolense Felipe Ricardo de Paulo criou até um canal no Youtube para divulgar técnicas e dicas sobre o bonsai. O canal, que tem mais de 3.000 visualizações, chama-se Bonsai Boncultivo.

Carlos Tramujas explica que um bonsai precisa ter atributos além de simplesmente estar plantado num vaso raso e pequeno. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. “Ela deve simular aos padrões de crescimento de uma árvore. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados”.

“Devemos lembrar que o bonsai antes de tudo é uma árvore, e se o ambiente não for propício para o crescimento da planta, com certeza não haverá sucesso no seu cultivo”, ensina Tramujas. “A rega é o principal fator que determina o sucesso no cultivo do bonsai, pois os vasos são pequenos e rasos, e por este motivo, exigem regas mais frequentes que as plantas cultivadas em vasos normais”. No workshop Tramujas ensinou técnicas de enxerto e de como aplicar a cola cicatrizante nas plantas.

O empresário Edson Rizzato descobriu o bonsai pesquisando pela internet e garante que o seu cultivo é fundamental como terapia de trabalho para quem sofre de depressão ou dependência química. O conselho de quem já cultiva para quem quer iniciar na arte do bonsai é de procurar os especialistas no assunto. Interessados também podem se associar ao Clube do Bonsai, acessando o site www.bonsaicluberiopreto.org.br 
João Curado, associados do Lions Clube Sul, afirma que o bonsai é uma verdadeira terapia ocupacional

O cultivo do bonsai requerer cuidados especiais

Alguns bonsais são verdadeiras obras-primas de arte

Integrantes do Clube do Bonsai assistem aula sobre o cultivo da planta

O presidente do Clube do Bonsai, João Porto, aplica a técnica de enxerto no bonsai

Sede do Lions Clube Centro sediou o workshop do Bonsai neste final de semana

Bonsai é arte de cultivar árvores em miniaturas em árvores 

Alunos prestaram atenção em todos os movimentos do professor Carlos Tramujas

Presidente do Clube do Bonsai de Rio Preto, João Porto, faz arranjo na planta

Alunos praticam as técnicas ensinadas pelo professor Carlos Tramujas

Técnicas aplicadas no bonsai faz com que a planta dure muito mais

Professor Carlos Tramujas aponta para o bonsai

Professor Carlos Tramujas ensina técnica para João Curado

Professor Carlos Tramujas ministra aula para adeptos do bonsai

Professor Carlos Tramujas ensina como fazer a poda num bonsai

Alunos aplicam as técnicas ensinadas no Worshop do Bonsai

João Porto, presidente do Clube do Bonsai, faz enxerto em bonsai

Bonsai exige técnica e conhecimento



0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››