terça-feira, 24 de setembro de 2019

Giovanni Spirandelli recebe homenagem da Câmara Municipal

Giovanni Spirandelli da Costa recebeu a Medalha 19 de Julho e o Diploma de Gratidão do município


A Câmara Municipal de São José do Rio Preto prestou homenagem ao advogado e historiador Giovanni Spirandelli da Costa. Ele recebeu na última sexta-feira, dia 20, a Medalha 19 de Julho e o Diploma de Gratidão da Cidade pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Com as galerias da Câmara praticamente lotada, mas com o plenário vazio devido à ausência dos vereadores – somente o autor da homenagem, vereador Coronel Jean Charles Serbeto (MDB) e o vereador Fábio Marcondes (PL), amigo pessoal do homenageado compareceram. A vereadora Karina Caroline (Republicano) chegou atrasada à solenidade. A cerimônia contou com o acompanhamento musical ao piano da filha do homenageado, Sofia Spirandelli.

Giovanni nasceu em Uberlândia (MG), mas reside em Rio Preto desde os 2 anos de idade, quando se pai mudou-se com a família para trabalhar na implantação da TV Rio Preto – Canal 8 (hoje TV Record). Casado com Monica Katsuta Spirandelli e pai da Sofia e do Artur, Giovanni tem se destacado como advogado e historiador. Como advogado quase sempre em defesa das pessoas de menor poder aquisitivo, como as empregadas domésticas e funcionários dos Correios.

É profundo conhecedor da história do Brasil, principalmente das Guerras e Batalhas enfrentadas no passado pelos heróis brasileiros. Tem sido constantemente convidado para ministrar palestras sobre o assunto em diversas cidades. E por isso é detentor de 29 medalhas, títulos, condecorações e honrarias nas cidades de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Campo Grande e Rio Preto.

Sua primeira honraria recebida foi a Medalha Constitucionalista, que recebeu em 1989, no prédio da Assembléia Legislativa de São Paulo.  De lá para cá recebeu muitas homenagens. Entre elas a Medalha Synésio de Mello e Oliveira, em 2006, a Medalha Sentinela da Paz, concedida em 2006 pela Associação dos Boinas Azuis da ONU (Organização das Nações Unidas).

Giovanni já presidiu a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, cujas iniciais lembra os nomes de Martins, Miraguaia, Dráusio e Camargo, estudantes que tombaram nas trincheiras por São Paulo no dia 23 de maio de 1932.

Formado em Direito pela UNIRP (Universidade de Rio Preto), com pós graduação em Direito Civil e Processo Civil pela UNORP (Centro Universitário do Norte Paulista) e especialização em História pela Uninter (Centro Universitário Internacional), Giovanni foi ocupante de diversos cargos importantes, tais como coordenador da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) junto a Sala da Justiça do Trabalho, secretário da 22ª Subseção da OAB, membro do Conselho Consultivo da Ordem Demolay, coordenador da Comissão de Programas de Desenvolvimento Tecnológico da Prefeitura de São José do Rio Preto, fundador e curador do Museu MMDC “Tenente Antônio dos Santos Galante”, membro do CONDEPHAAT (Conselho  de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) de São José do Rio Preto.

Devido ao seu trabalho de defesa dos membros da Polícia Militar e Exército a Câmara ficou repleta de graduados militares, além de representantes de diversas instituições e organizações não governamentais. O Tiro de Guerra compareceu com uma guarnição de recrutas e os jovens integrantes da Ordem Demolay também se fizeram presentes para homenagear Giovanni Spirandelli."Ele merece ser homenageado. Sempre apoiou a Ordem Demolay", afirmou o também advogado Paulo Carmineo.

O vereador Fábio Marcondes presidiu a sessão e lembrou que é papel do Poder Legislativo prestar homenagens e reconhecer aquelas pessoas que trabalham em prol do município. Disse que a homenagem foi merecida e que ele conhece o trabalho e a família de Giovanni há mais de 10 anos. “Graças ao seu trabalho incansável de preservar e valorizar as pessoas e momentos importantes, a história não será esquecida”, declarou, na tribuna, o advogado Luis Antonio Lavia, amigo e sócio do homenageado.

Para ressaltar a importância da homenagem, o autor da propositura, vereador Coronel Jean Charles destacou que em toda sua vida de parlamentar essa era a sua sexta sessão de homenagem. Antes ele prestou homenagem para a Ordem dos Escoteiros e para o ex-presidente do Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores, Romiro Pedro da Silva.

Sub-prefeito Pedro Nimer representou o prefeito Edinho Araújo na solenidade de homenagem ao advogado Giovanni

O vereador Fábio Marcondes presidiu a sessão e o sub-prefeiito Pedro Nimer representou o prefeito Edinho Araújo

Auditório da Câmara ficou praticamente lotado com representantes de diversas instituições


O juiz Dênio The e diversos representantes da Polícia Militar na mesa das autoridades

Momento da execução do Hino Nacional e do Hino de São José do Rio Preto

Secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, prestigiou a solenidade em homenagem ao Giovanni

Secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, e representantes do deputado Itamar, do Lions, Maçonaria e PM

O pai do homenageado também fez uso da palavra e contou algumas peraltices de Giovanni quando criança

Giovanni e esposa Mônica, ladeados pelos vereadores Coronel Jean Charles e Fábio Marcondes

Vereador Coronel Jean Charles e esposa entregam o Diploma de Gratidão para Giovanni e flores para a esposa Mônica

Giovanni Spirandelli faz seu pronunciamento, na tribuna da Câmara, para agradecer a homenagem


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››