quinta-feira, 25 de julho de 2019

Rotary promove campanha Hepatite Zero em Bady Bassitt

Rotarys Clubes de todo o Brasil estão engajados na Campanha Hepatite Zero


O Rotary Clube de Bady Bassitt e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) realizam nesta sexta-feira (26) mutirão que incentiva o diagnóstico de Hepatite. Serão oferecidos testes rápidos gratuitos de Hepatite B e C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Para os médicos, é importante detectar se o paciente está infectado com Hepatite C, porque é uma doença que praticamente não apresenta sintomas no começo e por isso é conhecida como "Assassina Silenciosa".

Os testes visam quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que muitas vezes desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.

Campanha

A campanha é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de dois continentes - África e Américas. As testagens estarão sendo feitas entre 20 de julho a 4 de agosto, nas principais cidades dos 26 Estados brasileiros, e também no Distrito Federal.

Pessoas com mais de 40 anos precisam se testar, pelo menos uma vez na vida. Os testes são gratuitos.




0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››