quinta-feira, 25 de julho de 2019

Do Ceará para Nova Aliança, a típica comida caipira

Aliancense Franck Rogers (à direita) junto com a esposa, a cunhada e cunhado


O aliancense Frank Rogers Vieira de Almeida foi buscar no Ceará a russano Anacléia Mendonça Gomes para ser sua esposa, mãe do seu filho João Gabriel, de 4 anos, e hoje sua sócia e principal cozinheira do Restaurante Comida Caipira. Russano é o gentílico para quem nasce na centenária cidade de Russas, no Ceará.

Distante a 170 quilômetros de Fortaleza, Russas começou a ser colonizada pelos portugueses por volta de 1690 quando até então era povoada pelos índios potiguaras. Foi lá que nasceu Anacléia, mas passou a infância e juventude em Euzébio, cidade da região metropolitana de Fortaleza, próxima da ponte da Sabiaguara, que liga os portos de Murucupi e Pecém. Em Euzébio Anacléia se tornou cozinheira de grandes restaurantes litorâneos.

Frank Rogers morou e trabalhou três anos no Ceará. Faz oito anos que está de volta à Nova Aliança, sua terra natal. E além da mulher, trouxe a cunhada Cleide com o marido Silvio, de São Matheus. Os quatro trabalham juntos no restaurante Comida Caipira, inaugura a pouco mais de três meses, na rua Gotardi, próximo da agência do Banco do Brasil.

Como o próprio nome sugere os principais pratos são servidos no local com simplicidade caipira e aquele tradicional e saboroso caipira que os paulistas tão bem conhecem. O arroz com feijão assume lugar de honra, com acompanhamentos variados que vão desde a bisteca com batatas fritas, bolinho de arroz, almondegas, frango com quiabo, ovo frito, bife acebolado, costelinha de porco, além de farta variedade de legumes e verduras.

O restaurante funciona de segunda a sábado, sempre no horário do almoço. Os donos estudam a possibilidade de abrirem à noite para servirem porções e bebidas.

Frank Rogers, que atua também como montador de paredes de divisoras, explica que foi criado na roça e desde pequena adorava a comida no fogão a lenha que sua avó fazia. A ligação dele com a culinária caipira é uma questão afetiva. O restaurante serve self servisse e também marmitex. Encomendas e reservas podem ser feitas pelo celular (17) 99658-0861 e 98806-4664.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››