sexta-feira, 19 de abril de 2019

São José do Rio Preto sedia Convenção do Lions Internacional

A presidente do Lions Internacional, a irlandesa Gudrun Bjort Yngvadottir (de preto) e o marido Jon Bjardni Thorsteinsson, ao lado da governadora do Distrito LC-6, Cidinha Pellizon e o filho Paulo Henrique 


O Rio Preto Automóvel vai ser palco de um dos maiores encontros de associados do Lions Clube Internacional. Neste sábado (27) e domingo (28) representantes de 68 clubes de diversas regiões dos Estados de São Paulo e Minas Gerais estarão na cidade para participarem da 20ª Convenção do Distrito, que abrangem mais de 1.200 associados.

O presidente da Comissão Organizadora do evento, Esmeraldo Américo Ferrato, informa que são aguardados cerca de 500 participantes. Entre eles a governadora do Distrito, Maria Aparecida Destito Pellizzon, e o médico Eduardo Jacob, que será um dos palestrantes do evento.

Durante dois dias, leões e domadoras, como são conhecidos os integrantes dos clubes de Lions, debaterão temas importantes da atualidade e elegerão o futuro governador do Distrito.

Lions no mundo

O Lions Clubes Internacional é a maior organização de clube de serviços no mundo. Fundada em 10 de outubro de 1917 por Melvin Jones, em Chicago, nos Estados Unidos, oLions está presente em mais de 210 países e possui hoje 1,4 milhão de membros distribuídos em 46 mil clubes.

Dentre as ações realizadas pelo grupo estão a construção de hospitais, doação de equipamentos, combate à fome, prestação de serviços humanitários e ajuda em enchentes e outros tipos de catástrofes.

O Lions foi, em 1945, uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta Constitutiva para a Organização das Nações Unidas (ONU) e por isso é uma das três organizações não-governamentais que possui cadeira permanente nas decisões dessa instituição. Em 2016 foi indicado para receber o prêmio Nobel da Paz.

Lions na região

O Lions Clube Centro de São José do Rio Preto foi o quarto Lions do Brasil e o primeiro de uma cidade do interior. O primeiro a ser fundado foi o do Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Curitiba.

Neste ano o Clube Centro completa 66 anos de fundação e durante esse período possui uma larga folha de serviços prestados à comunidade. A frente do clube estiveram grandes expoentes da sociedade rio-pretense como o ex-prefeito Alberto Andaló os empresários Roberto Furtado e Arthur Nonato, que assinaram a ata de fundação do clube, bem como o engenheiro Silvio Martini, o arquiteto José Carlos de Lima, Darcy Carramona, Fuad Gattaz, o advogado Antonio Mazza, o bancário José Roberto Saes e o médico Paulo Alves Togni.
Mas, sem dúvida, uma das figuras mais expoentes do clube foi o comerciante e advogado Eládio Arroyo Martins, que durante 60 anos esteve firme e forte, participando atuantemente de todas as realizações do clube. Foi na gestão de Eládio, como presidente, no início da década de 60, que o Lions ajudou a construir os seis primeiros barracões do Instituto São Judas Tadeu, escola que ajudou a formar e colocar no mercado de trabalho cerca de 20 mil adolescentes.

Eládio foi o primeiro governador do Distrito em 1967 e entrou para os anais do Lions Internacional por ter fundado, num período de um ano, 25 clubes em diversas cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Até hoje nenhum outro governador no Brasil e no mundo conseguiu fazer façanha igual.

Potirendaba
Um dos clubes mais atuantes da região está em Potirendaba. O Lions Clube de Potirendaba possui sede própria e mantém o Léo Clube, que atua de forma bastante prestativa para a comunidade local, realizando constantes campanhas em prol da APAE e do Asilo de São Vicente de Paulo.

Claudecir de Assis Gonçalves da Silva é uma das figuras mais importantes do Lions Clube na região. Além de ter presidido o Lions CLube de Potirendaba por duas vezes, ele é o atual coordenador da Divisão B do Distrito LC-6. e seu nome tem sido sempre fortemente ventilado para galgar funções mais elevadas no alto escalão do Lions Internacional. 


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››