quinta-feira, 28 de março de 2019

Prefeitura presta homenagem para o Dr. Hércules Finato

O Centro de Diagnóstico de Imagem leva agora o nome do Doutor Hércules Finato


A Prefeitura de Uchoa prestou homenagem nesta quinta-feira (28) ao médico Hércules Finato, falecido três anos atrás vítima de uma doença, câncer no pulmão, que era tratava e era uma de suas especialidades médica. Oncologista e clínico geral, Dr. Hércules Finato terá agora seu nome estampado na fachada do Centro de Diagnóstico de Imagem do Hosppital Tereza Gallo.

A solenidade contou com a presença do prefeito Antonio Pinheiro de Carvalho (PSDB), do vice-prefeito Nelci Matiuzzi, vereadores e diversas outras autoridades e lideranças locais, além de amigos e familiares do Dr. Hércules.

 Uma dos amigos que esteve presente na inauguração foi Isao Takaki, que durante quase 30 anos trabalhou ao lado do médico, na Cargil. Takaki contou que ele e Hercules atuavam na mesma empresa, a Cargil. “Eu como chefe do setor de segurança e ele como médico do trabalho”, lembra. “Era uma pessoa fantástica. Muito prestativa. Sempre disposta a ajudar os outros, sem querer nada em troca. Era conhecido como o ‘rei da amostra grátis’ em virtude da grande quantidade de medicamentos que ele fornecia, de graça, para seus pacientes e dizia que era amostra grátis. Eu acho que ele pagava do bolso e para não dizer que estava pagando, dizia que tinha ganhado como amostra grátis”.

“O Hércules era uma pessoa muito generosa”, afirmou o agrônomo Celso Parra, que também trabalhou com o médico na Cargil. “Não tem quem não o conhecia na cidade de Uchoa”.

O prefeito disse que a homenagem foi mais do que merecida. E lembrou que o Dr.Hercules sempre atendeu a todos, sem distinção de cor, raça ou posição social. “Para ele não importava se a pessoa era rica ou pobre, ele tratava todos do mesmo jeito e sempre com muito respeito”.

O vereador e ex-prefeito de Uchoa, Marco Antonio de Lourenço, biomédico que teve clínica em sociedade com o Dr.Hércules, conta que somente ganhou eleição para prefeito porque foi recomendado pelo amigo, por meio de carta aberta distribuída à população. “Alias ele (Dr. Hercules) que era para ser o prefeito, de tão querido que ele era pela população”.

Maçonaria
O nome do médico Hercules Finato também foi colocado em uma das salas da Loja Maçônica “Fé, Esperança e Amor”, em Uchoa. O Venerável da Loja, André Bolsoni, discursou destacando que o Dr. Hercules foi iniciado na loja, tornou-se seu venerável, fundou a Loja Aprendizes do 3º Milênio em São José do Rio Preto, onde também foi seu presidente e tornou-se uma das principais referências no Estado e no Brasil em termos de Maçonaria. “Galgou, por merecimento, todos principais cargos da Maçonaria, tendo sido delegado regional e Grande Inspetor Litúrgicos dos Graus Filosóficos”.

A placa com dizeres como tributo ao Dr. Hercules foi descerrada pela viúva Célia Finato, prefeito Carvalho e pelo venerável André Bolsoni. Em seguida foi oferecido coquetel, acompanhado de cerveja e refrigerante a todos os presentes.

Homenageado
Hércules FInato nasceu em 1º de janeiro de 1954 na cidade de Macaubal. Formou-se em Medicina pela Famerp em 1981, fazendo parte da primeira turma dessa faculdade.

Em São José do Rio Preto Dr. Hercules Finato também é nome de rua no Quinta do Golfe, um dos condomínios mais luxuosos de São José do Rio Preto. Ele também era estudioso da cabala e dos numerais. E desenvolvia trabalhos espiritas, com ministração de palestras e passes espíritas.

Prefeito Carvalho discursa durante inauguração da nova ala no Hospital Tereza Gallo

Apesar do sol forte, amigos e parentes não arredaram o pé até que a solenidade chegasse ao fim

Osmar Agostinho (a esquerda), amigo, e José Finato (a direita), irmão do Dr. Hercules

O trânsito defronte ao hospital precisou ser interditada para que a homenagem fosse feita com segurança

Prefeito convida a todos para entrarem no local

Muitos amigos e parentes do Dr. Hercules Finato se fizeram presentes na homenagem

Prefeito fala e o vereador Marco Lourenço aplaude a justa homenagem

Esposa Célia e os filhos Vitinho e Marcelo, aguardam descerramento da placa ao lado do prefeito

Prefeito e a esposa do Dr. Hercules fazem o descerramento da placa com o nome do homenageado

Prefeito cumprimenta filhos do Dr. Hercules Finato, após descerramento da placa que homenageia o pai deles

A mãe do prefeito entrega flores para Célia Finato

Familiares do Dr. Hercules posam para a foto ao lado do prefeito e vice-prefeito

Familiares se juntam para foto ao lado do prefeito e de vereadores da cidade

Solenidade na Loja Maçônica foi presidida pelo Venerável André Bolsoni

Bolsoni inicia discurso, bastante emocionado para falar do Dr. Hercules


Vários amigos de diversas cidades se fizeram presentes na solenidade

Odila, em nome do Clube das Acácias da Loja Maçônica de Uchoa, entregou ramalhete de flores, para Célia Finato

Prefeito e Célia Finato também descerram placa em homenagem ao Dr. Hércules na Loja Maçônica de Uchoa

Placa é descerrada merecendo aplausos de todos os presentes

Familiares, amigos e até ex-pacientes do Dr. Hércules Finato se fizeram presentes nos eventos

Muitos convidados e moradores de Uchoa se fizeram presentes

Antonio Maria de Jesus, amigo do Dr. Hercules Finato, um dos que deu ideia para que a homenagem fosse feita




0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››