quarta-feira, 20 de março de 2019

É fundado em Bady Bassitt o Lar Moisés Natalino para construção de abrigo para idoso


 
Reunião da fundação do Lar Moisés Natalino, que elegeu a sua primeira diretoria
Moradores e amigos da cidade de Bady Bassitt deram, no último dia 20, um importante passo para a construção de um abrigo para idosos no município. O Lar Moisés Natalino, nome dado em homenagem ao contador, falecido prematuramente no começo do ano aos 48 anos e defensor dos idosos da região, já começa forte e com grande respaldo popular.

Inúmeros empresários e profissionais liberais estiveram engajados nas últimas semanas para a formação da primeira diretoria da entidade. Ela será presidida pelo empresário Messias Sabino, do Grupo Fama, que já disponibilizou três terrenos, dois para a edificação da obra e um para ser sorteado numa grande campanha de arrecadação de recursos.

Um dos maiores feitos da humanidade foi a ampliação do tempo de vida das pessoas, que se fez acompanhar da melhora substancial dos parâmetros de saúde das populações. Chegar à velhice, que antes era privilégio de poucos, hoje passa a ser norma mesmo nos países mais pobres.

Essa conquista, no entanto, se transformou no grande desafio para o século atual. Não basta apenas viver mais. É preciso viver e com qualidade de vida. No Brasil, o número de idosos (pessoas com mais de 60 anos) passou de 3 milhões em 1960, para 7 milhões em 1975, e 14 milhões em 2002, registrando aumento de 500% em 40 anos. A previsão é que o Brasil chegue a 2020 com mais de 32 milhões de idosos e com o alongamento do tempo de vida cada vez maior para as pessoas.

Em países como a Bélgica, por exemplo, foram necessários 100 anos para que a população idosa dobrasse de tamanho.  Um dos resultados dessa dinâmica é a demanda crescente por serviços de saúde e a Medicina cada vez mais avançada.

O idoso consome mais serviços de saúde e exige acompanhamento constante, cuidados permanentes, medicação continua e exames periódicos. Em 1991 foi aprovado na Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) os Princípios da ONU em Prol das Pessoas Idosas. Em 1994, o Brasil aprovava a Lei que adotava a Política Nacional do Idoso e em 2003 aprovou o Estatuto do Idoso.

Fundadores discutem e detalham como será feita a construção do abrigo Lar Moisés Natalino

Membros da primeira diretoria eleita do Lar Moisés Natalino

Dia 20 de março de 2019: data histórica para Bady Bassitt e região com a fundação do Lar Moisés Natalino


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››