quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Rio Preto desbanca Novo Horizonte e lidera ranking de Município Verde Azul

Kátia Penteado Casemiro, secretária do Meio Ambiente e Urbanismo em São José do Rio Preto


A cidade de São José do Rio Preto desbancou a cidade de Novo Horizonte, que esteve, por três anos consecutivos, em primeiro lugar, mantendo a liderança do ranking do selo do Programa Município Verde Azul (PMVA). Graças ao trabalho da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, liderado pela professora universitária Kátia Regina Penteado Casemiro, São José do Rio Preto saltou do 30º lugar, em 2016, para a primeira posição no ranking do ano base de 2018.

Esse crescimento já vinha ocorrendo desde o começo da administração do prefeito Edinho Araújo (MDB), quando em março de 2017, na primeira pré-avaliação, a cidade atingiu a 24ª posição e no final do ano já ocupava a 14ª colocação. O mesmo trabalho já tinha sido feito anteriormente por Kátia Casemiro em Catanduva, quando ela ocupou a pasta do Meio Ambiente naquela cidade. Catanduva saltou, em 2013, da 202ª posição para o quarto lugar em 2016. Mas agora amarga a 24ª colocação no ranking.

 Outra cidade que chama atenção no quadro é Santa Adélia, que em 2016 ocupava a 287ª posição no ranking e saltou para a terceira posição em 2018. Fernandópolis subiu do 91º lugar para ocupar a quarta colocação. E Novo Horizonte, que liderava, caiu para a quinta posição no ranking.

Ibirá, Adolfo, Mendonça, Uchoa, Sales e Cedral tiveram crescimento na pontuação, em posições bem distantes dos primeiros lugares. Nova Aliança embora tenha se posicionado entre os municípios com melhores pontuações da região, sofreu queda na pontuação e no seu posicionamento no ranking. Caiu da 27ª posição para o 53º lugar.

Em pior situação estão as cidades de Bady Bassitt, Potirendaba, Ubarana e José Bonifácio que, em 2016 já apresentavam baixa pontuação e posicionamento no ranking, agora ocupam os últimos lugares no ranking de pontuação do Programa Município Verde Azul  (PMVA).


 
Luciano Lourenço, secretário do Meio Ambiente de Nova Aliança, mostra troféu de certificação
 do Programa Município Verde Azul, entregue quarta-feira em São Paulo


0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››